Suboperador Selecionar objeto

Se seu operador/teste necessitar de um ou mais objetos na cena como parâmetros, use Selecionar objeto para especificar os objetos. Selecionar objeto resulta no tipo de dados de Objeto e é geralmente ligado à entrada de um suboperador Objeto ou Geometria.

Nota: Alguns suboperadores como Geometria podem trabalhar em uma propriedade Índice de objeto; esse índice é determinado pela ordem do objeto na lista neste suboperador. O primeiro objeto na lista tem o índice 0; o segundo tem o índice 1, e assim por diante.

Interface

Tipo
Permite especificar o tipo de objetos que podem ser selecionados. A escolha de objeto é um parâmetro demonstrável, por isso, permite a você impedir que o usuário especifique um tipo de objeto não desejado. As escolhas são:
  • Tudo Qualquer objeto na cena pode ser selecionado, incluindo objetos não geométricos tais como luzes e distorções espaciais, mas excluindo sistemas de partículas.
  • Geometria Só podem ser selecionados objetos geométricos.
  • Sistemas PFlow Só podem ser selecionados sistemas de Fluxo de partículas.
Sistema PFlow independente
O suboperador Selecionar objeto permite usar outros fluxos de partículas como objetos de referência para a coleta de dados. Isto pode criar problemas se dois fluxos de partículas se referirem um ao outro, porque constitui um loop de referência incorreta. Para resolver esta situação, use esta opção.

Quando ativada, antes de coletar os dados, o fluxo de partículas de referência é atualizado para o quadro atual e somente os dados são retirados. Quando desativada, não ocorre nenhuma tentativa de atualizar o sistema de partículas de referência antes da coleta de dados.

Se você tiver dois sistemas de partículas que dependem um do outro, use primeiro o operador Disco de cache para pré-calcular os estados gerais do sistema de partículas para todos os quadros. Caso contrário, os fluxos de partículas dependentes do histórico com loops de referência podem ser inconsistentes para renderização de rede.

Objeto único
Quando selecionado, você pode especificar um único objeto padrão na cena clicando no botão, etiquetado "Nenhum" por padrão e, a seguir, selecionando um objeto na viewport. Se você expuser este parâmetro, o botão estará disponível para o usuário.
Nota: Selecionar um objeto em um grupo especifica todo o grupo. Para especificar os membros do grupo, selecione Vários objetos, clique no botão Adicionar e, a seguir, selecione o objeto.
Vários objetos
Quando selecionado, você pode adicionar qualquer número de objetos, clicando em Adicionar e selecionando um objeto para adicionar à lista ou clicando Por lista e realçando tantos objetos quantos desejar. Use Remover para excluir itens realçados na lista.

Se você usar Adicionar, poderá especificar membros do grupo individuais sem juntar todo o grupo. No entanto, se você usar Por lista, somente os grupos são listados (bem como outros objetos), não os membros do grupo.

Ao contrário das listas similares em 3ds Max, você pode adicionar o mesmo objeto a esta lista quantas vezes desejar. Isso é porque o posicionamento na lista de um objeto determina seu índice, em que outros suboperadores como Geometria podem operar. Adicionar um objeto à lista várias vezes pode dar-lhe peso extra, em comparação com outros objetos, para determinados cálculos.