Suboperador Geometria

O suboperador Geometria fornece acesso aos dados geométricos e relacionados na cena do 3ds Max. A entrada é do tipo de dados de Objeto e normalmente vem da saída de um suboperador Selecionar objeto.

Interface

Tipo de saída
Exibe o tipo de saída de dados pelo suboperador Geometria, isto é, determinado pela escolha da Propriedade do objeto.
Nota: Os tipos de saída Par e Complexo desse suboperador, relativos a determinadas escolhas aqui, são discutidos nos Tipos de dados.
Propriedade de objeto
Escolha o tipo de propriedade da lista suspensa. Uma breve explicação da propriedade ativa aparece imediatamente abaixo da caixa de lista.
Submaterial
Ative para acessar um membro específico de vários materiais, como Multiobjeto/subobjeto. Utilize o campo numérico para especificar o valor de submaterial. Somente disponível com as seguintes propriedades de objeto: ponto de cor, cor de ponto 3D, Gradiente de cor de pontos, Gradiente 3D de cor de pontos, irradiação do ponto, opacidade do ponto,
Canal de mapa
Permite especificar um canal de mapeamento UVW para acesso. Somente disponível com as propriedades Ponto de mapeamento e Gradiente de mapeamento de pontos.
Delta de gradiente
Define uma distância no espaço global. Este parâmetro é utilizado para a opção onde um gradiente é calculado ao consultar as propriedades na proximidade de um ponto central. O parâmetro define o tamanho dessa proximidade. Somente disponível com as propriedades gradiente de cor de pontos, gradiente 3D de cor de pontos e gradiente de mapeamento de pontos.

Grupo de objetos

Objetos estáticos

Ative se os objetos de referência não se movem, giram ou dimensionam; isto é, a matriz de transformação é constante. Isso acelera a avaliação do objeto.

Superfície animada

Ative se a superfície dos objetos de referência estiver animada por meio de modificadores, parâmetros de objeto ou animação de subobjeto.

Modo seguro de geometria

Ative esta opção se a superfície de referência for uma superfície múltipla regular, isto é, cada aresta tem uma ou duas faces provenientes dela. Isso acelera a construção de árvores de pesquisa binária para avaliação da geometria.

Grupo de Subframe Sampling

Posicionamento
Por padrão, esta opção fica desativada e a matriz de transformação do objeto tem a precisão de um quadro. Quando ativado, a matriz de transformação é consultadas no sub-frame, para uma maior precisão ao custo de cálculo mais lento.
Geometria
Por padrão, esta opção fica desativada, tornando a forma do objeto estática dentro do quadro atual. Quando ativada, a geometria/forma do objeto é consultada com base no subquadro, resultando em maior precisão no custo de cálculo mais lento.

Separar indexação para grupo

Membros do grupo
Quando ativada, os membros do grupo são considerados objetos separados. Quando desativado, o grupo inteiro é tratado como um único objeto.
Filhos
Quando ativado, os membros da hierarquia são considerados objetos separados. Quando desativado, toda a hierarquia é tratada como um único objeto.

Grupo Dados de fiação

T2 como objetos de sincronização
Adiciona o conector de entrada T2 ao suboperador na Vista de dados; qualquer outro suboperador que gerar o tipo de dados de Tempo poderá ser conectado a ele. A entrada de dados de Tempo define a sincronização exata para obter as propriedades de geometria dos objetos de referência. Tenha em mente que se a sincronização de entrada não estiver sincronizada para todas as partículas, o suboperador Geometria poderá ter uma significativa carga de trabalho, já que ele precisará determinar os estados únicos do objeto (conforme definido por diferente sincronização) para cada partícula. Disponível com todas as configurações de propriedades de objetos.
I3 designa objetos/Designa objetos/Vértices
Adiciona o conector de entrada I3 ao suboperador na Vista de dados. Qualquer outro suboperador que gerar o tipo de dados de número inteiro poderá ser conectado a ele. Quando desativado, a propriedade é calculada para todos os objetos. Por exemplo, o Ponto mais próximo indica o ponto mais próximo com base em todos os objetos de referência. Quando ativado, a propriedade é calculada para um objeto de referência específico (o índice fornecido é o índice da lista de objetos de referência no suboperador Selecionar objeto).

Disponível somente com opções da Propriedade do objeto que possam designar objetos particulares: Ponto mais próximo, Distância de pontos mais próximos, Vértice mais próximo, Ponto de colisão, Objetos interiores, Número de faces do objeto/Vértices, Tamanho do objeto, Superfície do objeto, Volume do objeto, Cor de ponto 3D e Gradiente 3D de cor de pontos.

Propriedades Com vértice..., como Iluminação do vértice, a opção fica ativada por padrão, mas não fica disponível para desativar, e é denominada I3 Designa objetos/Vértices porque para essas propriedades a entrada I3 define os índices de objetos/vértices dos quais serão obtidas as propriedades. Propriedades Para o vértice... esta entrada é um Índice composto (índice do objeto/índice do vértice). Para todas as outras opções (onde o estado padrão é desativado), ela é apenas um objeto do índice.

P4 como coordenadas locais
Adiciona o conector de entrada P4 ao suboperador na Vista de dados. Qualquer outro suboperador que gerar o Tipo de dados par poderá ser conectado a ele.

As opções Área da face e Seleção de face podem ser utilizadas para calcular a área de uma face de um objeto ou o status de seleção de uma face. E embora pareça ser suficiente para fornecer um índice de objeto composto (índice do objeto + índice da face) como um índice, o suboperador tem uma entrada do tipo de Par para essas duas opções. Isso é feito para simplificar a fiação a partir da opção Closest Point que tem Pair como resultado de saída. Se o índice do objeto + índice de face forem criados de forma diferente do que é possível, então use um suboperador Converter para criar um tipo de Par. Apenas utilize um vetor zero como outro componente do tipo de Par.

V4 como posição de partículas

Adiciona o conector de entrada V4 ao suboperador na Vista de dados; qualquer outro suboperador que gerar o tipo de dados do Vetor poderá ser conectado a ele. Normalmente, as propriedades de geometria, como Ponto mais próximo, são calculadas em relação à posição da partículas atual. No entanto, quando essa opção estiver disponível, você poderá definir o canal de dados do Vetor como a "posição de partículas", ou seja, a localização para ser considerada para calcular a geometria.

V5 como velocidade de partículas

Adiciona o conector de entrada V5 ao suboperador na Vista de dados. Qualquer outro suboperador que gerar o tipo de dados do Vetor poderá ser conectado a ele. Esta opção fica disponível somente para a propriedade Ponto de colisão. O ponto de colisão é calculado com base no conhecimento da velocidade da partícula atual. No entanto, se quiser calcular a possível colisão no futuro (com a finalidade de evitar), talvez você queira modificar o vetor/valor de velocidade para algum valor artificial. Por exemplo, aumentar o valor de velocidade para prever uma possível colisão futura. Para fazer isso, é possível modificar a velocidade da partícula atual usando os suboperadores Padrão e função de entrada e conectá-la à entrada V5.

R6 como delta de gradiente

Adiciona o conector de entrada R6 ao suboperador na Vista de dados. Qualquer outro suboperador que gerar o tipo de dados Real poderá ser conectado a ele. Somente disponível com as propriedades "… Gradiente".

Exclusividade grupo

Semente

Permite definir uma semente aleatória para diferenciar o comportamento de outras funções de semente aleatoriamente. Alterar o valor Semente aleatória para variar o comportamento, inserindo um valor ou clicando de novo. Somente disponível com as propriedades do objeto Ponto de superfície aleatório e Ponto de volume aleatório.

E7
Quando ativado, você pode exibir o parâmetro de propagação por meio de um parâmetro suboperador e permitir que o usuário selecione. Ative o E7, adicione um suboperador Parâmetro definido como Tipo: Propagação de exclusividade, conecte-o à entrada E7 no suboperador Geometria e utilize Expor parâmetros para disponibilizar as configurações na interface Vista de partículas.