Suboperador de cor

O suboperador de cor incrementa o uso do Suboperator de Vetor. Assim como com o vetor, a cor gera dados de saída do tipo vetor. No entanto, os parâmetros do suboperator de cor são mais úteis se você planeja utilizar dados de vetor como o mapeamento de partículas vértice-cor.

Para um exemplo de uso, consulte o arquivo ColorSuboperator.max: renderização de quadro 30 para ver o efeito do uso do suboperator.

Interface

RGB/HSV
Determina se as informações de cores estão configurados no formato RGB ou HSV. Tenha em mente que, mesmo se os valores RGB ou HSV sejam definidos como números inteiros na faixa [0.255], a saída do suboperador é um valor de vetor com componentes reais no intervalo de 0,0 a 1,0. Esta é a forma adequada para a informação de cor vértice.
Amostra de cor
Clique para definir valores RGB ou HSV por meio de uma caixa de diálogo de seletor de cores.
Vermelho/Verde/Azul ou Matiz/Sat/Val
Estas são as cores dos componentes, e podem ser animados.

Cada componente tem botões complementares na forma E# ou I#. O botão E# cria uma entrada de parâmetro do tipo Igual que você pode ligar com um suboperador de parâmetro. Desta forma você pode conectar o mesmo valor para suboperadores diferentes, (um único suboperador de parâmetro é conectado a diversos suboperadores com entrada do tipo-I). O botão I# define uma entrada de dados inteiros, que permite a entrada de valores individuais de componente de cor para cada partícula. Somente um tipo — I# ou E# — pode estar ativo ao mesmo tempo. Quando está ativo, ele cria uma entrada do tipo correspondente.

Variação de grupo
É possível definir a variação de cor em espaço RGB ou HSV para as cores geradas. Quando você usa a variação os Parâmetros de Exclusividade se tornam disponíveis.

Quando você usa variação, é aconselhável definir uma cor de partícula somente uma vez: quando insere o evento, usando o Suboperador de Entrada Padrão com a opção Inserção de Novo Evento. Caso contrário, uma cor diferente é gerada em cada quadro para cada partícula, o que cria um efeito de cores piscando. O valor de variação define o máximo de deslocamento possível do valor da cor principal. A magnitude do deslocamento real é um valor aleatório que não excede o parâmetro definido.

A Sincronização da Animação de Parâmetros e os Grupos de Exclusividade são similares em funcionalidade para os grupos dos mesmos nomes no Suboperador de Vetor.