O Suboperador Vetor gera dados de vetor; isto é, valores numéricos que podem indicar magnitude e direção, ou quaisquer outros dados que possam ser especificados por três números reais.. Para gerar dados escalares (magnitude, sem direção), utilize o suboperador Escalar.

- Alternar o Sistema de Orientação/Coordenadas
- Permite que o software recalcule as configurações de um sistema de coordenadas para outro. Defina os valores de coordenadas em um sistema e clique no botão para obter os valores correspondentes para um sistema de coordenadas diferente.
Quando o vetor for do tipo de Coordenadas Cartesianas, Coordenadas Polares Cilíndricas ou Coordenadas Polares Esféricas, clicar neste botão percorre os três tipos e ajusta os valores de acordo. Quando o vetor for do tipo ângulos Euler ou RPY (Roll, Pitch and Yaw), clicar neste botão alterna entre os dois tipos e recalcula os valores. O botão está desabilitado para outros tipos de vetor e quando E1, E2 ou E3 está ativado.
- [Tipo de Vetor]
- Selecione os tipos de valores que a saída do vetor irá representar a partir da lista suspensa. Os tipos de vetor disponíveis são:
- Coordenadas cartesianas
- Coordenadas polares cilíndricas
- Ângulos Euler
- Flutuante Tríade
- Porcentagem Tríade
- Coordenadas polares esféricas
- Roll, Pich e Yaw
Abaixo da lista Tipo de Vetor há três parâmetros numéricos; seus rótulos dependem da escolha do Tipo de Vetor ativo.
- E1, E2, E3
-
Adicione entradas de dados Tipo igual para permitir que o usuário controle os valores do vetor. Estas podem receber dados somente a partir de um suboperator Parâmetro definido para um tipo apropriado. Utilize Exibir parâmetros para tornar as configurações disponíveis na interface Vista de Partículas.
Nota: Ativar qualquer destes botões torna o botão Alterar Sistema de Orientação/Coordenadas indisponível.
Variação de grupo
Use estas configurações para adicionar variação aleatória para os valores do vetor. Os parâmetros disponíveis dependem do tipo de vetor escolhido:
- Comprimento, Divergência
- Estão disponíveis somente com Coordenadas cartesianas, polares cilíndricas e polares esféricas; ou seja, opções que criam um vetor no espaço 3D. O valor de Comprimento especifica a máxima variação em comprimento para o valor do vetor gerado. A Divergência especifica a variação máxima na direção (desvio) do valor do vetor gerado, em graus.
- Deslocamento Máximo
- Este é o único parâmetro de variação disponível com ângulos Euler, Roll, Pitch e Yaw, Flutuante Tríade e Porcentagem Tríade. Especifica a máxima variação para cada componente do valor do vetor gerado.
- E4, E5
- Adicione dados de entrada Tipo igual para permitir que o usuário controle os valores de variação. Estas podem receber dados somente a partir de um suboperator Parâmetro definido para um tipo apropriado. Para tornar as configurações disponíveis na interface de Vista de Partículas, utilize Exibir Parâmetros.
- Usar como valor de aceleração
- Quando ativado, o valor de saída é especificado como um valor de aceleração, em unidades por quadro, segundo ou marca. Disponível para todos os tipos de vetor. Quando ativado, permite a configuração Unidades por: selecione Quadro, Segundo ou Marca.
- Utilizar como valor de velocidade
- Quando ativado, o valor de saída é especificado como um valor de velocidade em unidades por quadro, segundo ou marca. Esta opção só está disponível para vetores tipo Coordenadas cartesianas, polares cilíndricas ou polares esféricas. Quando ativado, permite a configuração Unidades por: selecione Quadro, Segundo ou Marca. É possível ativar somente o Valor de aceleração ou Valor de velocidade, não os dois; clicar novamente desativa a opção.
- Parâmetros de Sincronização de Animação
- Se você criar uma animação de parâmetros do suboperador, o software pode começar aplicando esta animação a todas as partículas com início no quadro inicial da animação ou o primeiro quadro do evento atual, ou ainda para cada partícula com base em sua idade. As opções são:
- E6
- Adicione uma entrada de dados Tipo igual para permitir que o usuário controle o valor da Sincronização da Animação. Esta entrada somente pode receber valores a partir de um suboperador Parâmetro definido para Tipo = Sincronização de Animação. Para tornar as configurações disponíveis na interface de Vista de Partículas, utilize Exibir Parâmetros.
Exclusividade grupo
- Semente
- Permite definir uma semente aleatória para um comportamento diferenciado de outras funções semeadas aleatoriamente. Altere o valor Semente para variar a variação aleatória definida no grupo Variação, seja inserindo um valor ou clicando em Novo. Disponível para todos os tipos de saída, exceto Boolean.
- E7
- Quando ativado, você pode exibir o parâmetro Semente por meio de um suboperador Parâmetro e permitir que o usuário selecione-o. Ative E7, adicione um suboperator Parâmetro definido como Tipo: Semente Exclusiva, conecte-o à entrada E7 no suboperador Escalar, e utilize Exibir parâmetros para tornar a configuração disponível na interface Vista de Partículas.