Utilize o interruptor de mPartículas para ajustar a simulação de animação pura ao defininir eventos que contém este operador como o cinemático(o movimento da partícula é controlada por ações do fluxo de partículas padrão) ao invés de dinâmicas(o movimento de partícula é controlado pelo mecanismo de simulação MassFX).
Também é possível excluir as forças de gravidade global para as partículas no evento e ajustar a posição/velocidade/rotação/giro ao usar os operadores de Fluxo de Partícula padrão (não-mPartículas). Com as opções de Combinação é possível ajustar as propriedades de partícula na simulação. Os ajustes têm alguns limites como, por exemplo, você não pode combinar as posições de partículas se as partículas colidirem com outras restrições (restrições sobrepostas).
Use estas configurações para ajustar as posições simuladas ou velocidades de partículas. O mecanismo de MassFX calcula o movimento simulado das partículas no evento, mas se a posição ou a velocidade estiverem ativadas, as propriedades de posição ou velocidade das partículas, como definido por operadores regulares (não-mPartículas), afetam a simulação.
Além disso, em geral, evite a utilização de um operador de Força mPartículas no mesmo evento, pois ele pode perturbar a combinação entre posição/velocidade porque tanto a Força mPartículas quanto os operadores de interruptor de mPartículas utilizam forças aplicadas às partículas para simulação de movimento.
Use estas configurações para ajustar as rotações simuladas ou taxas de giro das partículas. O mecanismo de MassFX calcula o movimento simulado de partículas no evento, mas se a Rotação ou Giro estiverem ativados, o operador calcula forças de torque para serem aplicadas para as partículas para combinar com o efeito dos operadores de tipo rotação/giro acima do operador do interruptor de mPartículas no evento. Estes controles funcionam da mesma forma que os controles no grupo Posição de Combinação ou Velocidade; para obter detalhes sobre todos os controles, exceto o Limite de Giro, consulte a seção anterior.
Se o operador mundo de mPartículas tiver a opção Aplicar Gravidade ativada, você pode ativar a Anti-Gravidade para a liberar as partículas temporariamente do efeito da gravidade. A sincronização de "liberação da gravidade" é definida pelos parâmetros de tempo deste grupo, de forma similar à configuração de sincronização no grupo posição ou velocidade (consulte o anterior).
Para um vídeo que mostra os efeitos de aplicar a opção Anti-Gravidade, consulte Aplicar Anti-Gravidade.
É possível utilizar esta opção para converter a simulação de partículas temporariamente de dinâmica para cinemática. A animação e movimento dinâmico de partículas é definida pela simulação MassFX, enquanto que a animação cinemática de partículas é impulsionada pelos operadores de Fluxo de Partícula padrão. No entanto, partículas cinemáticas podem influenciar partículas dinâmicas porque a forma e o movimento de partículas cinemáticas é levado em consideração na simulação: Partículas Cinemáticas podem colidir com partículas dinâmicas, portanto, afetando seu movimento simulado.
O mecanismo de MassFX não controla o movimento das partículas cinemáticas, de modo que suas formas podem se sobrepor. Isto pode criar um problema potencial se as partículas são cinemáticas em um evento e dinâmicas no próximo. O operador de forma pode criar uma "explosão de movimento" quando a partícula mover para o próximo evento, porque o mecanismo MassFX tem que solucionar a sobreposição de colisão de formas que ocorreram enquanto as partículas eram cinemáticas.
A sincronização Desligar Simulação pode ser controlada pelos parâmetros de sincronização do grupo, similar à configuração de sincronização no grupo Combinação de posição ou velocidade (consulte anterior).
Para um vídeo que mostra os efeitos de desativar a opção de simulação, consulte desativar simulação.