Os bancos de dados são normalmente utilizados para armazenar grandes quantidades de dados, como especificações de equipamentos, dados de catálogo e manuais de manutenção.
Você pode conectar-se aos bancos de dados externos diretamente dos arquivos do Autodesk Navisworks, além de criar links entre objetos na cena e nos campos nas tabelas do banco de dados para restaurar propriedades extras.
Qualquer banco de dados com um driver de ODBC adequado é suportado, mas as propriedades para os objetos no modelo precisam incluir identificadores únicos aos dados no banco de dados. Por exemplo, para arquivos com base no AutoCAD, manipuladores de entidade podem ser utilizados.
Você pode ter quantos bancos de dados e links que desejar, mas todos eles precisam ter nomes únicos. Para utilizar um link de banco de dados, primeiro é preciso ativá-lo.
Os links do banco de dados podem ser salvos dentro do arquivos do Autodesk Navisworks (NFW e NWD). Você também pode salvar globalmente os links do banco de dados, tornando-os persistentes em todas as sessões do Autodesk Navisworks. As informações de conexão global são salvas na maquina local. Se o banco de dados associado estiver disponível ao carregar o arquivo NWF/NWD, o link é automaticamente estabelecido quando um objeto é selecionado. Na seleção de um objeto, se o banco de dados estiver disponível, e houver dados associados ao objeto, o Autodesk Navisworks adiciona uma guia apropriada do banco de dados à janela Properties e exibe os dados apropriados.
Dados vinculados de uma conexão de banco de dados podem ser extraídos e embutidos como dados estáticos dentro do arquivo NWD publicado. Estes também podem ser incluídos nas pesquisas de objetos e podem ser usados com a ferramenta Clash Detective como parte do critério de interferência. O recurso Clash Detective está disponível somente para usuários do Autodesk Navisworks Manage.
É possível exportar links de banco de dados e compartilhá-los com outros usuários.