Referência para links de bancos de dados externos

Você pode utilizar os seguintes identificadores do Autodesk Navisworks com consultas SQL:

Identificador de propriedade

%prop("category","property")

Propriedade do objeto no momento selecionado. Categoria é o nome da guia na janela Properties (por exemplo, Item ou Entity Handle) e propriedade é o nome naquela guia (por exemplo, Value ou Layer).

%intprop("category","property")

Propriedade do objeto no momento selecionado. Este é igual ao identificador anterior, com exceção de utilizar a categoria publicamente visível e o nome da propriedade, ele utiliza os nomes internos do Autodesk Navisworks. O benefício de utilizar nomes internos é que eles não são dependentes do idioma. Este é um identificador avançado adequado para usuários familiarizados com a API do Autodesk Navisworks.

Identificadores de arquivo e caminho

%sourcepath

Este identificador representa o caminho completo e o nome do arquivo do qual o objeto no momento selecionado vem. Mesmo quando uma coleção de modelos tiverem sido combinados em um arquivo NWD único, este identificador ainda lembra do caminho e do nome do arquivo do arquivo do modelo original.

%currentpath

Este identificador representa o caminho completo e o nome do arquivo do modelo no momento carregado. Caso no momento você tenha um NWF ou NWD carregado que contém muitos outros modelos, ele irá apenas retornar o caminho e o nome do arquivo do nível NWF/NWD superior.

Identificadores de manipulação de arquivo e caminho

%removeext("text")

Se o texto fornecido inclui um nome de arquivo com uma extensão, este identificador remove a extensão.

%removepath("text")

Se o texto fornecido inclui um caminho e nome de arquivo, este identificador remove os caminhos e retorna o nome do arquivo.

%poppath("text")

Se o texto fornecido inclui um caminho, este identificador remove o nível superior. Se o texto também inclui um nome de arquivo, ele conta como o nível superior e é removido. Por exemplo, %poppath(“c:\temp”) se torna c:\ e %popath(c:\temp\readme.txt”) se torna c:\temp.

%pushpath("text1","text2")

Se text1 é um caminho e text2 é um nome de arquivo ou pasta, então text2 é adicionado no caminho em text1. Por exemplo, %pushpath(“c:\test”,”model.nwd”) se torna c:\test\model.nwd.

Identificadores de manipulação de sequência

%join("text","text")

Este identificador apenas juntas as duas partes do texto. Por exemplo, %join(“c:\”,”model.nwd”) retorna c:\model.nwd.

Exemplos de consulta

Os exemplos abaixo ilustram como os identificadores devem ser utilizados com consultas SQL.

  • Selecionando todas as colunas da tabela Test, enquanto requer que a coluna denominada Entity Handles coincida com um par de categoria/propriedade denominado como Entity Handle/Value e a coluna denominada como File Name coincida com o nome do arquivo original do desenho:

    SELECT * FROM Test WHERE "Entity Handle" = %prop("Entity Handle","Value") AND “File Name” = $removeext(%removepath(%sourcepath));

    Aqui o caminho e a extensão do nome do caminho estão sendo recortados, portanto, um arquivo como c:\model\3rdFloorDucts.dwg seria 3rdFloorDucts.

  • Selecionando duas colunas da tabela Test, enquanto requer que a coluna denominada como Entity Handle coincida com par de categoria/propriedade denominado como Entity Handle/Value:

    SELECT Name,Part FROM Test WHERE "Entity Handle" = %prop("Entity Handle","Value");

  • Selecionando todas as colunas da tabela Test, enquanto requer que a coluna denominada como Value esteja dentro de uma determinada faixa fornecidas por dois pares de categoria/propriedade:

    SELECT * FROM Test WHERE Value BETWEEN %prop("Pressure","Minimum") AND %prop("Pressure","Maximum");

Nota: Os identificadores não podem conter espaços em branco entre os colchetes (a não ser que estejam circundados por aspas), portanto %prop("EntityHandle","Value") funciona, mas %prop("EntityHandle", "Value") não funciona.