Vídeo: Criar o terreno e a plataforma de construção

Na parte 3 do tutorial, você vai usar a ferramenta Superfície topográfica para criar um terreno, adicionar uma plataforma de construção para fornecer um local para o modelo de construção e usar uma caixa de corte para adicionar profundidade à superfície topográfica.

Este vídeo demonstra como:

  1. Crie uma superfície topográfica ao definir pontos em diferentes elevações.
  2. Crie uma plataforma de construção com base no perímetro das paredes de fundação.
  3. Use uma caixa de corte para a moldura da vista 3D incluindo o terreno.
  4. Especifique um material de grama para o terreno para uma vista 3D realista.
Nota: Este vídeo foi gravado usando o Revit 2020. Ao executar os procedimentos, você pode notar pequenas diferenças na funcionalidade e na interface do usuário.

Siga as etapas

Transcrição

Para criar o contexto para o projeto, é possível usar a ferramenta Superfície topográfica para adicionar um terreno. Como a visibilidade está desativada para a categoria de topografia na vista da planta de piso padrão, é conveniente abrir uma vista da planta do terreno para que a superfície topográfica fique visível quando for criada.

Localizada na guia Massa e terreno da faixa de opções, a ferramenta Superfície topográfica é modal, o que significa que quando a ferramenta é selecionada, a faixa de opções exibe uma guia contextual que oferece as ferramentas necessárias para criar e editar a superfície topográfica. Para sair desse modo, é preciso clicar em Concluir superfície ou Cancelar superfície. Você criará a superfície topográfica usando a ferramenta Colocar ponto para inserir pontos na planta do terreno para representar elevações de pontos. A geometria da superfície topográfica é gerada automaticamente usando os pontos. A superfície topográfica pode também ser criada com base em arquivos CAD importados que incluam informações de curva de nível 3D ou em um arquivo de pontos que possa ser gerado por certos aplicativos de projetos de engenharia civil.

Na barra de opções, em Elevação, insira 1.000 mm. Uma elevação de ponto igual a 1.000 será estabelecida em cada localização que você clicar para inserir um ponto. Altere o valor de elevação na barra de opções e insira pontos adicionais. À medida que você insere os pontos, a superfície topográfica é gerada e as curvas de nível são exibidas. A superfície topográfica de inclinação pode ser visualizada em uma vista 3D.

Para modificar a superfície topográfica e fornecer um local para o modelo de construção, é possível inserir uma plataforma de construção no modelo. A superfície topográfica reagirá à posição do elemento da plataforma. Para fazer isso, clique na ferramenta Plataforma de construção, que também é modal como a ferramenta Superfície topográfica. Um esboço de contorno fechado das extensões da plataforma deve ser concluído para gerar o elemento da plataforma. É possível usar a ferramenta Selecionar paredes e a tecla Tab para selecionar paredes já modeladas no projeto.

Use o ViewCube para manipular a vista e certificar-se de que as linhas de esboço da plataforma estejam na face interna das paredes, usando os controles de inversão para inverter o esboço para o lado oposto dos elementos selecionados. Quando o esboço for concluído, clique na marca de seleção Concluir o modo de edição para concluir a plataforma e sair do modo de esboço.

Para dar alguma profundidade à superfície topográfica, é possível usar uma caixa de corte na vista 3D. Para fazer isso, clique em uma parte vazia da área de desenho para selecionar a vista e, em seguida, na paleta Propriedades, em Extensões, selecione a opção Caixa de corte. Quando selecionar a caixa de corte em uma vista 3D, será possível mover seus manipuladores de forma para que a aresta da caixa de corte efetue a interseção com a aresta da superfície topográfica em todos os lados. A parte superior da caixa de corte é ajustada para cima; assim, quando um telhado for inserido no modelo, ele não será cortado.

Com a caixa de corte ainda selecionada, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Ocultar na vista para tornar as arestas da caixa de corte invisíveis na vista.

O material da superfície topográfica pode ser alterado selecionando-o e clicando no valor do parâmetro Materiais na paleta Propriedades. Na caixa de diálogo Materiais, um material de grama é, em seguida, selecionado para a aparência. Por fim, na Barra de controle da vista, é possível aplicar um estilo visual sombreado à vista para ter uma ideia de como será a aparência da construção.