Revisões

É importante entender como as revisões funcionam antes de executar qualquer evento de revisão nos arquivos.

Com as revisões, é possível legendar um marco ou conjunto de alterações significativos em um documento e nos seus arquivos relacionados. A legenda é a revisão e o conjunto de arquivos afetados pela revisão é considerado um nível de revisão. Um nível de revisão pode ser recuperado posteriormente, para que o documento e a versão dos arquivos relacionados associados sejam preservados.

Nota: Consulte Administração de Esquema de Revisão na seção de Tarefas do Administrador para obter mais informações sobre como configurar esquemas de revisão.

Compreender as Revisões

Revise as seções a seguir para obter mais informações sobre as revisões e como eles funcionam no ambiente do Vault.

Nota: Ao revisar um arquivo, não é possível revisar de uma revisão anterior.

O que é uma versão?

Uma versão é uma interação de um documento e seus metadatos que foram salvnos no vault.

O que é uma revisão?

Uma revisão é um conjunto de versões com uma legenda em comum. Esta legenda normalmente representa um marco significativo no trabalho executado para obter a alteração desejada. Normalmente, a revisão é marcada com um caractere único, como A ou B. Uma revisão é criada com o comando Revisar. Revisões podem ser geradas automaticamente através de uma alteração do Estado do Ciclo de Vida.

Quando uma revisão é baixada do Vault, somente uma versão dessa revisão é usada para representá-la. Se os ciclos de vida não são usados, a versão é sempre a mais recente contida na revisão.

Como são relacionados os documentos controlados usando revisões?

Ao usar documentos relacionados entre si, como uma montagem e os componentes de referência, um relacionamento é criado entre as diferentes revisões desses documentos. Quando é efetuado o check-in de uma montagem em um Vault, a revisão de cada um dos seus componentes é registrada de maneira que, quando é recuperado essa revisão, cada documento relacionado é recuperado usando a revisão registrada.

Editar um arquivo de referência sem criar uma nova revisão

    Se um documento faz referência a outros arquivos e estes são editados sem incrementar o índice da revisão, o documento de referência consome as edições. Por exemplo:

  • A revisão A de uma montagem faz referência à revisão B de uma peça.
  • São executadas alterações na revisão B da peça após aplicar efetuar o check-in da revisão A da montagem.
  • As alterações efetuadas na revisão B da peça serão exibidas na revisão A da montagem na próxima vez que se efetue o check-out da montagem.

Editar um arquivo de referência após criar uma nova revisão

    Se um documento faz referência a outros arquivos e é criada uma nova revisão de um desses arquivos, o documento que inclui a referência ainda mantém uma relação com a revisão original. Por exemplo:

  • A revisão A de uma montagem faz referência à revisão B de uma peça.
  • É criada uma nova revisão da peça e legendada como C.
  • São efetuadas edições na revisão C da peça.
  • As alterações efetuadas na revisão C da peça não serão exibidas na revisão A da montagem n a próxima vez que seja aberta a partir do Vault.

O que significa que uma revisão seja marcada como liberada?

Quando uma versão de uma revisão é marcada como liberada, é dada a prioridade sobre as versões mais recentes e ela representa a revisão. Essa priorização é conhecida como uma tendência liberadas e é uma opção que pode ser desativada nas diversas caixas de diálogo.

Nota: As versões marcadas como liberadas nunca podem ser removidas do sistema e só pode ser excluída pelo administrador.

A propriedade "Aprovador mais recente" descreve o usuário que aprovou/liberou a última revisão de um documento. Se um administrador alterar no Vault algumas propriedades referentes ao arquivo liberado, o usuário que liberou a versão será exibido em "Aprovador mais recente".

A propriedade "Data da versão mais recente" descreve a data e a hora em que a última revisão de um documento foi liberada.

Nota: As versões de arquivo criadas, por exemplo, por um usuário que utiliza o Job Processor para a sincronização de propriedades ou de outras extensões não atualizam as informações nas propriedades "Aprovador mais recente" e "Data da versão mais recente".

O que significa a tendência de liberação?

A tendência de liberação é uma opção nas diversas caixas de diálogo que indica que os dados liberados devem ter prioridade sobre os não liberados. Essa opção pode ser desativada.

Nota: A opção Tendência de liberação está ativada por padrão.

O que significa principal ou dica no contexto de uma versão ou uma revisão?

A versão principal, ou a versão mais recente, é sempre a versão mais recente de um arquivo, mesmo que Tendência de Liberação esteja ativada.

A revisão principal ou revisão de dica, é sempre a versão mais recente da última revisão de um arquivo, mesmo que Tendência de Liberação esteja ativada.

Como funcionam em conjunto as revisões e os ciclos de vida?

Quando usadas em conjunto com os ciclos de vida, as revisões podem ser geradas automaticamente após um evento predefinido. Por exemplo, o administrador pode configurá-lo para que quando um arquivo é movido de um trabalho em andamento para o estado de revisão, o sistema automaticamente cria uma nova revisão do arquivo.

O que é uma alteração rápida?

Uma alteração rápida é uma edição executada em um arquivo sem criar uma nova revisão. Para chamar uma alteração rápida é necessário definir o estado do documento para Alteração Rápida e então modificar o arquivo.