Permite colocar um ou mais objetos ao longo do caminho de uma forma principal.
Coloque objetos em posições estáticas ou anime-os para que se movam ao longo da forma de referência a uma determinada velocidade.
As instruções de posicionamento de objeto que você especifica neste painel podem ser salvas em Estilos de posicionamento de objeto (OPS). Isto permite que os estilos específicos de país, organização ou projeto sejam armazenados para uso posterior.
As origens de objeto podem ser obtidas de bibliotecas de objeto Civil View em uma série de kits de recursos de país, projeto e privado, que você pode personalizar.
A lista de elementos de OPS é formada por um conjunto de instruções para posicionar uma série de objetos ao longo da forma de referência atual. Cada elemento da lista pode ser uma instrução para posicionar um único objeto em um determinado sequenciamento ou para posicionar uma série de objetos em intervalos regulares ou aleatórios de sequenciamento.
Para cada elemento, é possível especificar deslocamentos horizontal e vertical independentes da spline de referência, junto com rotação independente e sequenciamento de início/fim.
Você pode colar um elemento cortado em uma localização diferente no estilo atual e pode colar um elemento cortado ou copiado em outro OPS.
Embora esta operação seja controlada principalmente no painel Preferências do Civil View, esta opção de substituição permite ativar ou desativar temporariamente esta opção para a sessão objeto de posicionamento de objeto. Você pode desejar desativar a rotação da roda para reduzir a sobrecarga de desempenho ao trabalhar com um grande número de veículos animados. Dependendo da localização das câmeras na cena, é possível que a rotação das rodas não seja visível do ponto de vista selecionado na cena.
A rotação de roda só funciona para veículos na biblioteca de objetos que tenham sido preparados para atender a requisitos específicos. Para obter mais informações, consulte Biblioteca de veículos.
É possível substituir temporariamente a configuração ao alterar o status deste botão. A configuração global para este recurso está definido no painel Preferências do Civil View e, por padrão, está ativado.
Até você selecionar a forma principal, a maioria dos controles neste painel não têm efeito.
As estações inicial e final da forma que você selecionar serão exibidas no grupo Deslocamento longitudinal (veja abaixo) e serão representadas na viewport por Marcadores dinâmicos. Todos os objetos inseridos são gerados em locais estáticos ou animados localizações ao longo do caminho da forma principal.
É possível alterar o valor de spline. No entanto, se você alterar o valor de spline depois de posicionado um grupo de objetos, o Civil View considerará que você quer trabalhar em um novo conjunto de objetos. O grupo de objetos existente permanece na cena, alinhado ao spline original.
Você pode usar o valor de spline para passar cada spline na forma principal, aplicando o Estilo de posicionamento de objeto atual a cada spline.
Selecionar uma superfície principal é opcional. Se você escolher um, os objetos podem se alinhar ao contorno da superfície. A superfície controla o valor Z da posição XYZ do objeto, para que os objetos fiquem sobre o solo de maneira precisa. Além disso, os veículos se alinham à inclinação da superfície de maneira a acompanhar corretamente a variação das inclinações da faixa de rodagem. (Objetos que não são veículos sempre se alinham verticalmente).
,Objetos de câmera ignoram a superfície principal.
Se você selecionar uma superfície principal, deve definir o Deslocamento vertical (veja abaixo) como 0,0.
Selecionar a superfície principal para objetos animados pode diminuir o desempenho.
A posição real do objeto é atribuído aleatoriamente cada vez que você clicar em Aplicar.
Esta opção é útil para colocar veículos rapidamente.
Nas viewports, os locais de estação inicial e final são indicados por Marcadores dinâmicos Civil View. É possível definir o valor da estação inicial ou final ao clicar no botão ">" à direita do girador e, a seguir, clicar em uma localização na viewport.
Os valores da estação inicial e final são completamente independentes entre diferentes elementos de OPS. Por exemplo, você pode usar este painel para colocar colunas de 20 m de lâmpadas duplas sobre os primeiros 80% da spline e, a seguir, colocar colunas únicas de 12 m sobre o comprimento restante.
Define a velocidade do objeto.
Se este valor for igual a 0,0, nenhuma tecla de animação será criada e o objeto fica imóvel. A posição do objeto pode ser subsequentemente controlada pelo uso da Implementação do controlador de posição.
Se você inserir outro valor, o Civil View criará teclas de animação para que o objeto viaje ao longo do spline principal. É geralmente utilizado para animar as câmeras e os veículos drive-thru que se movem ao longo de uma rodovia ou ferrovia.
Se você utilizar um valor negativo, defina a rotação em 180 graus para que o veículo não viaje para trás.
Se o comprimento da animação atual na cena não for suficiente para o objeto viajar na distância especificada na velocidade especificada, o Civil View pode ajustar o comprimento da animação da cena. Ele pergunta se você deseja fazer isso. Se você deixar inalterado o comprimento da animação, o ponto final do objeto em movimento é ajustado para se adequar à quantidade de tempo disponível.
Também é possível utilizar Vista de trilha para editar as teclas de animação padrão; por exemplo, para animar as alterações laterais na posição da estrada ou alterações na velocidade do veículo.
Os valores desses controles estão dinamicamente vinculados, de forma que a alteração de um valor afeta a outro. Isso permite que você escolha, por exemplo, se deseja especificar o deslocamento vertical por Deslocamento ou Abaulamento, sendo capaz de ver ambos os valores. Se você souber qual é o abaulamento necessário, defina esse valor primeiro e então altere o Deslocamento horizontal para ver o valor de Deslocamento vertical ser atualizado adequadamente.
Se uma superfície principal estiver ativa, o deslocamento vertical é relativo à superfície no local atual do objeto. Caso contrário, ela é relativa ao nível da forma principal em seu ponto de inserção. Se você utilizar o rastreamento de superfície, deixe o deslocamento vertical definido como 0,0.
O valor do deslocamento vertical deve ser diferente de zero para que o bloqueio da inclinação tenha efeito.
A rotação aleatória é útil para colocar árvores.
Esta opção é útil para preencher uma rodovia com veículos aleatoriamente selecionados.
Ativar esta opção pode aprimorar o desempenho da viewport. Esta configuração não tem nenhum efeito sobre o resultado renderizado final da cena.
Este recurso é especialmente útil quando você coloca objetos de veículo na cena, pois elas costumam ter geometria complexa.
A parte inferior do Editor de OPS permite visualizar e gerenciar elementos individuais.
Lista objetos individuais na categoria atual.
Clique com o botão direito do mouse em uma definição de objeto para abrir o Gerenciador de kit de recursos. O Gerenciador de kit de recursos permite editar os parâmetros do objeto.