Método de distribuição do modificador de matriz: grade

O Método de distribuição de malha cria um conjunto uniforme de clones em um padrão de grade 1D, 2D ou 3D.

O Método de distribuição de malha cria um conjunto uniforme de clones em um padrão de grade 1D, 2D ou 3D. O exemplo a seguir usa o método Distribuição de grade para criar um conjunto de cadeiras. Consulte Criar um conjunto de cadeiras usando o modificador Matriz para obter um exemplo detalhado do fluxo de trabalho.

Interface

Método de layout
Permite selecionar a forma como os clones estão dispostos na viewport.
Nota: As opções que aparecem abaixo da lista suspensa Método de layout são atualizadas dinamicamente com base na sua seleção.
Dimensão total
Cria o número de clones definidos nos parâmetros Contagem X, Contagem Y e Contagem Z e os coloca dentro dos valores especificados de Largura, Comprimento e Altura.
Relative Offset
(Padrão) Cria o número de clones definidos nos parâmetros Contagem X, Contagem Y e Contagem Z e os coloca em relação à caixa delimitadora do objeto de origem.
Quando o Offset do eixo X, Y ou Z está definido como 1.0 (padrão), cada clone é colocado um perto do outro.
Nota: Um valor de Offset menor que 1.0 pode fazer com que os clones se sobreponham. Um valor de Offset maior que 1.0 introduz um espaço entre os clones.
Preenchimento
Cria o número de clones necessários para preencher o valor especificado de Largura, Comprimento ou Altura. Novos clones são inseridos ou removidos no final da matriz.
Dica: É possível utilizar os parâmetros Offset e Spacing para ajustar o número de clones que podem se ajustar dentro dos valores especificados de Largura, Comprimento ou Altura.
Strength
Define a posição dos clones em relação à origem da matriz. O valor padrão é 100%.
Center
Reposiciona a matriz de forma que ela seja centralizada em torno da origem do objeto original. Este parâmetro está desativado por padrão.
Espaçamento dinâmico
Disponível somente no método Layout de preenchimento.
Insere novos clones entre o primeiro e o último em vez de anexar clones ao final da matriz.
Count X, Y, Z
Define o número de clones colocados ao longo do eixo X, Y ou Z local.
Width, Length, Height
Define uma Largura, um Comprimento e uma Altura fixos nos quais os clones são colocados.
Offset
Define a distância para o próximo clone no eixo X, Y ou Z em cotas de clone relativas. O padrão é 1.0.
Espaçamento
Define a distância entre cada clone no eixo X, Y ou Z. O espaçamento é medido em unidades de exibição.
Dica: O parâmetro Espaçamento pode reproduzir os efeitos do parâmetro Deslocamento, mas é especialmente útil quando uma distância numérica específica é necessária.
Matriz por elemento
Se o objeto de origem tiver vários elementos e essa opção estiver habilitada, cada elemento será usado aleatoriamente como um possível clone.
Dica: Esta opção pode ser utilizada para criar um conjunto de objetos, como livros em uma estante ou tijolos em uma parede.
Centralizar por
Quando a opção Matriz por elemento está habilitada, Centralizar por também está habilitada.
Define o ponto de giro de cada clone nos eixos X, Y e/ou Z em relação ao seu centro. Vários eixos podem ser selecionados simultaneamente.
Ao se criar uma matriz composta de elementos a serem usados como clones, isso facilita a criação de layout de elementos individuais em X para que eles não precisem residir na mesma localização em relação ao ponto de giro. Quando desativado, cada elemento utiliza sua posição em relação ao ponto de giro do objeto de origem.
Empacotar elementos
Disponível somente no método Layout de preenchimento.
Compacta os clones ao longo do eixo X. Quando habilitada, o primeiro clone se move, de modo que sua posição X mínima fique alinhada ao ponto de giro do objeto de origem.
Dica: Isto é útil se os elementos têm larguras variadas, pois eles são colocados o mais próximo possível.
Semente
Define uma semente de número aleatório para a seleção de elementos a serem usados como clones.
Randomização de sementes
Clique em para randomizar o valor semente.

Tópicos relacionados