Chave automática fornece uma forma fácil de bloquear a animação inicial.
Um simples diagrama ilustra o caminho de uma esfera de salto.
A forma da curva que a esfera segue, sua trajetória, afeta o realismo da animação. Assim faz a forma da esfera em si, o que vamos abordar mais adiante nesta lição.
A taxa de quadros padrão para o 3ds Max é o padrão NTSC (Comitê do Sistema Nacional de Televisão) de 30 quadros por segundo. Se quiser que um único salto da esfera dure um segundo, então ela cairá para os primeiros 15 quadros e se recuperará para os próximos 15 quadros.
Configure a cena:
Utilize Chave automática para animar a queda da esfera:
O botão Chave automática fica vermelho para mostrar que você agora está animando.
O plano de fundo do controle deslizante de tempo e a borda da viewport ativa também ficam vermelhos. Agora, quando você mover, girar ou dimensionar um objeto, o 3ds Max cria quadros-chave que controlam o movimento do objeto.
O plano de fundo do controle deslizante de tempo e a borda da viewport ativa ficam vermelhos durante a animação.
A esfera toca o piso no quadro 15.
(Você corrigirá a interseção com o piso em outro procedimento).
Se você arrastar o controle deslizante de tempo entre o quadro 0 e o quadro 15, verá que o 3ds Max animou a queda da bola de basquete. Caixas vermelhas aparecem na linha de tempo tanto no quadro 0 quanto no quadro 15: representam as chaves que o 3ds Max criou quando você moveu a esfera.
As chaves aparecem na linha de tempo no quadro 0 e no quadro 15.
Clone uma chave para completar o ressalto:
É possível arrastar o controle deslizante de tempo para o quadro 30 e, em seguida, mover a esfera para cima para que retorne aproximadamente para sua posição original, mas o 3ds Max permite posicionar a esfera de forma mais precisa do que isso.
Pressionar Shift+arrastar é um método geral para a clonagem de chaves na linha de tempo. (Arrastar uma chave sem manter pressionada a tecla Shift simplesmente move a chave.) Agora no quadro 30, a esfera está precisamente na posição em que estava no quadro 0.
Na animação que você acabou de criar, a esfera se move para baixo e depois para cima, mas o movimento não é muito irregular: parece fixo e gerado por computador. Na próxima seção, ajuste a sincronização de chave para tornar o ressalto mais realista.