Use essa caixa de diálogo para selecionar como levar em conta a força de cisalhamento base: calcule de acordo com as provisões da norma sísmica (a opção Valor automático) ou especifique (a opção Valor do usuário).
Uma carga sísmica gerada de acordo com o Procedimento do espectro de resposta não deve ser maior do que uma carga calculada usando o método simplificado (Força lateral equivalente) como uma força de cisalhamento base. Portanto, as forças sísmicas pseudoestáticas geradas no Robot são dimensionadas de forma que a soma das reações para a direção sísmica principal seja igual à força de cisalhamento base.
Para a análise sísmica de acordo com a norma dos EUA IBC 2009/IBC 2012, o cisalhamento base sísmico V é calculado conforme especificado na norma ASCE 7-05 Seção 12.8, em duas direções ortogonais horizontais usando o período fundamental Ta. As forças internas são multiplicadas por 0,85 V/Vt, quando o cisalhamento da base modal Vt é menor que 85% do cisalhamento da base calculada V usando o procedimento de força lateral equivalente.
Usando o procedimento de força lateral equivalente, o cisalhamento base é calculado como:
V = CSW
em que:
W – peso sísmico efetivo como na análise modal
CS – coeficiente de resposta sísmica calculado como:
O coeficiente de resposta sísmica deve satisfazer à seguinte condição:
0,01 ≤ CS ≤ CMAXS
em que:
Além disso, para estruturas localizadas em que S1 ≥ 0,6 g:
Para obter maiores detalhes sobre designações nas fórmulas acima, consulte: Parâmetros de análise sísmica (IBC 2009/IBC 2012).