A análise sísmica é baseada no método de espectro de resposta. Todos os dados são definidos da mesma forma que na análise modal. Além disso, os parâmetros exigidos por uma norma nacional específica para estabelecer a forma do espectro de resposta devem ser especificados. Os cálculos e os resultados são os mesmos que os da análise espectral.
Além dos resultados obtidos com a análise modal, para cada forma própria a análise sísmica fornece os seguintes valores:
- Multiplicador de excitação sísmica (valor do espectro de excitação de aceleração).
- Os fatores de participação sísmica são calculados como na análise modal. No entanto, o vetor D que descreve a direção da excitação é definido pelo usuário. Os coeficientes são especificados para cada grau de liberdade dinâmico, de acordo com o método selecionado em Preferências do trabalho. (Máximo ou Distinto).
- Os coeficientes do modo sísmico como um produto do fator de excitação sísmica e o respectivo fator de participação sísmica para cada grau de liberdade dinâmico.
- Os deslocamentos, as forças internas e as reações para cada forma de vibração ou combinação quadrática calculada com o método SRSS ou CQC.
- As forças pseudoestáticas, que são as cargas externas geradas de acordo com as suposições da análise sísmica.
Para a análise sísmica, estão disponíveis os mesmos métodos de combinação quadrática que para a análise espectral.