As opções nos Parâmetros elastoplástico que definem os parâmetros da análise elastoplástica de uma barra com uma seção selecionada. A caixa de diálogo é aberta após clicar em Análise elastoplástica nas guias Padrão e Paramétrico na caixa de diálogo Nova seção. Atualmente, o Robot executa a análise elastoplástica somente para seções de aço.
Para um tipo de seção selecionado (como, seção I), é possível especificar divisões. A divisão depende do tipo de seção. A divisão é normalmente definida usando o número de divisões ao longo dos comprimentos da alma e das mesas. Assume-se que para as seções padrão não há divisões ao longo de uma espessura de parede.
O lado direito da caixa de diálogo fornece informações sobre o material inicial atribuído à seção selecionada. Atualmente, os seguintes tipos de materiais estão disponíveis: elástico-perfeitamente plástico e elástico-plástico com endurecimento. As propriedades de tensão-esforço para esses tipos de material são mostradas na imagem a seguir. O limite de tensão elástica é baseado na resistência do projeto Re do material, conforme definido no banco de dados de materiais.
Modelo de material: elástico-perfeitamente plástico
Modelo de material: elástico-plástico com endurecimento
Se o modelo elástico-plástico com endurecimento for selecionado, o campo E/E1 se tornará disponível, no qual será possível inserir um valor para o parâmetro de endurecimento plástico. Esse parâmetro é definido como um quociente do valor de rigidez do material (módulo E de Young) na faixa elástica e a rigidez na faixa plástica (assume-se o modelo de material linear).
Na parte inferior da caixa de diálogo, os campos Métodos de descarregamento permitem selecionar um dos seguintes:
Consulte também: