Sólidos – Objetos volumétricos

A opção gera objetos volumétricos (sólidos). A opção está disponível usando um dos seguintes métodos:

Para definir um sólido, é preciso especificar:

  1. Número do sólido.
  2. Arestas sólidas (contornos) de qualquer uma das três maneiras:
    • Indique os objetos de superfície que determinam o volume do sólido.
    • Defina uma lista de elementos finitos volumétricos.
    • Defina uma lista de elementos de superfície (como, após carregar um arquivo DXF com geometria de estrutura) criando um contorno sólido. Se a opção Excluir elementos de superfície estiver selecionada, os elementos de superfície que definem um contorno sólido serão excluídos da estrutura volumétrica.
  3. Propriedades de sólidos.
Nota: Na parte inferior da caixa de diálogo, está localizado o botão . Clicar nele abre a caixa de diálogo Definição de propriedades do sólido, na qual é possível definir propriedades físicas do sólido. Os tipos definidos de propriedades de sólido são adicionados à lista de propriedades ativas.

Os volumes sólidos são criados especificando suas arestas (definindo contornos de volume). É possível definir um sólido usando um dos métodos a seguir:

Nota: Se um objeto sólido for criado usando a opção Criação com lista de elementos volumétricos (FE), os elementos finitos não poderão conter inclusões (ou seja, um sólido não poderá incluir aberturas). Esse problema pode ser resolvido criando dois sólidos para que nenhum deles inclua toda a abertura.
Nota: Se uma barra for definida em uma estrutura cujo nó se une a um nó de um elemento volumétrico, a barra funcionará na estrutura como se houvesse uma conexão rotulada no nó que conecta a barra com o elemento volumétrico.

Consulte também:

Convenção de sinais (elementos volumétricos)

Descrição dos elementos finitos volumétricos

Correção de malha inconsistente de elementos finitos volumétricos