Use essa caixa de diálogo para definir o comprimento da flambagem dos membros.
Acesso
- Clique no botão Coeficiente de comprimento de flambagem Y ou Z na caixa de diálogo Definições de membro – Parâmetros.
Caixa de diálogo Elementos
Selecione um dos ícones com o apoio de extremidade apropriado para especificar automaticamente o coeficiente de comprimento de flambagem.
As cores dos ícones significam respectivamente: vermelho – cálculos para quadros oscilantes, azul – para quadros indeslocáveis.
- Tipos de flambagem típicos
- Os tipos de flambagem típicos são baseados nos métodos de norma do apoio do membro e seus valores correspondentes do coeficiente de flambagem.
- Coeficientes de flambagem
,
,
- Os coeficientes de flambagem são usados para o cálculo de colunas de estruturas com múltiplos andares. Podem ser usados para um, três e seis membros adjacentes.
Nota: Clique em qualquer um dos ícones do coeficiente de comprimento de flambagem para abrir a caixa de diálogo Parâmetros de membro adjacente.
- Ignorar a flambagem
- Selecione esse ícone para ignorar os efeitos de flambagem durante o processo de cálculo.
Nota: Se você não selecionar essa opção, a flambagem será sempre considerada durante os cálculos quando uma força de compressão atuar em um membro, mesmo que seja insignificante em relação a outras forças internas. Não é executada nenhuma análise separada para determinar se os efeitos de flambagem devem ser excluídos ou não.
- Comprimento de flambagem automática
- Calcula o comprimento de flambagem de uma coluna de acordo com o procedimento automático.
- Contraventamentos internos
- Abre a caixa de diálogo Contraventamentos internos, que permite definir os parâmetros de reforço lateral.
- Essa opção permite considerar barras com contraventamentos internos durante os cálculos. Os contraventamentos internos incluem: reforço lateral das barras analisadas ou limitação do comprimento da flambagem.
- Membros de compressão de ângulo único
,
- Abre a caixa de diálogo Membros de compressão de ângulo único, que permite especificar se um ângulo é um componente de uma treliça 2D ou 3D.
- Por padrão, um ângulo é definido de forma que seu lado mais longo seja adjacente à placa de suporte, ou seja, o eixo “z” paralelo ao plano da placa.
- Se você fixar um ângulo a uma placa de suporte com excentricidade, o programa executará cálculos com base na seção EC5 das normas ANSI/AISC 360-05 e ANSI/AISC 360-10.