A caixa de diálogo Configuração permite definir os parâmetros usados ao verificar um membro de madeira (EC5). Abra a caixa de diálogo clicando no botão Configuração, na caixa de diálogo Cálculos. Em seguida, a caixa de diálogo mostrada no desenho abaixo aparece na tela.
Os seguintes parâmetros de cálculo podem ser especificados na caixa de diálogo acima:
- Pontos de cálculo – podem ser definidos de duas maneiras:
- Ao definir o número de pontos ao longo do comprimento do membro (os pontos são uniformemente distribuídos ao longo do comprimento do membro) – a opção Número de pontos.
- Ao definir as coordenadas dos pontos característicos; selecione a opção Pontos característicos e pressione o botão Opções; a caixa de diálogo Cálculos em pontos característicos é exibida.
- O coeficiente de eficiência determina o coeficiente pelo qual o ponto de escoamento será multiplicado (aumento ou diminuição do ponto de escoamento).
- Esbeltez máxima; se essa opção estiver selecionada, a esbeltez do membro será verificada. Se a opção estiver ativada, a esbeltez de um membro será verificada. Além disso, é possível definir o valor permitido de esbeltez do membro.
- Componentes de barras complexas não são levados em conta – se essa opção estiver selecionada, o Robot ignorará os componentes de barras complexas durante os cálculos dessas barras.
- Cisalhamento levado em consideração nos cálculos de deflexão – se essa opção estiver selecionada, a influência de cisalhamento será levada em conta ao calcular a deflexão.
- Cálculos: impacto de incêndio – se essa opção estiver selecionada, um membro cuja seção tenha sido ligeiramente queimada será submetido à análise ao longo dos cálculos.
- Classificação de caso de carga – botão duração – disponível para o Eurocódigo 5; pressione o botão para abrir a caixa de diálogo onde as classes de carga podem ser atribuídas aos casos de carga simples definidos pelo usuário. Dependendo da duração da carga, é determinado o valor do coeficiente de modificação da resistência da madeira (kmod).
- Botão Excluir as forças internas dos cálculos – pressione o botão para abrir a nova caixa de diálogo Forças internas não levadas em consideração. Essa caixa de diálogo inclui as opções que definem os valores limite de forças internas (portanto, os valores das forças que são “insignificantes” para uma seção específica podem ser desconsiderados).
- Unidades para exibir os resultados do projeto do membro – é possível selecionar as unidades usadas na norma de madeira indicada ou as unidades usadas no Robot.
- Levar em consideração as deflexões do seguinte caso – na parte inferior da caixa de diálogo, encontra-se uma lista para selecionar um caso de carga (carga morta); selecione a opção Levar em consideração as deflexões do seguinte caso, e os deslocamentos calculados serão tratados como deflexões iniciais da estrutura para um caso de carga selecionado.