O objeto pai do bípede é o centro de massa, que é exibido como uma cor azul octaedro perto do centro da pélvis do bípede. O nome deste objeto é igual ao nome raiz do bípede (Bip001 por padrão).
O objeto do centro de massa (COM) é o pai raiz.
O centro de massa às vezes é denominado de COM.
Ao contrário de outros objetos e partes do corpo de bípede, o centro de massa tem três diferentes trilhas de animação, disponíveis como botões na Implementação de seleção de trilha:
Você pode utilizar esses botões para selecionar cada trilha, bem como o COM em si.
É possível “desacoplar” a rotação do COM e girar o bípede em torno de um ponto de giro de sua escolha. Para obter instruções sobre como fazer isso, consulte Para girar o bípede em torno de um giro que não seja o COM.
Esquerda: ponto de giro movido para perto dos pés do bípede.
.
Direita: Girando o bípede depois de mover o giro.
Usando a ferramenta Selecionar e vincular, é possível vincular o objeto do centro de massa a outro objeto se for necessário reposicionar uma sequência de animação. Um exemplo disso pode ser um surfista. É possível criar uma animação de um bípede subindo e descendo na prancha, prendendo os dedos na extremidade da prancha, e assim por diante, e depois vincular o centro do objeto de massa à placa. Quando você anima a prancha, a animação de bípede acompanha a mesma.
O bípede move-se com a prancha, porque o centro de massa é vinculado à prancha.
Como o COM é o objeto raiz da hierarquia de bípedes, ele é o único objeto no bípede que você pode vincular diretamente a outros objetos na cena usando Selecionar e vincular. Para fazer com que outras partes do corpo, como pés e mãos, sigam outros objetos na cena, utilizar a técnica de anexo de cinemática inversa: consulte Animando anexos de cinemática inversa.
O objeto de sombra do centro de massa, o círculo entre os pés do bípede no plano universal, proporciona uma sensação da posição do centro de massa do caractere em relação aos pés.
A sombra do centro de massa entre os pés do bípede.