A implementação Seleção de trilha oferece ferramentas especializadas para manipular o centro da massa (COM) do bípede.
O centro da massa do objeto é a raiz da hierarquia do bípede e controla toda a sua estrutura. Alterar sua respectiva posição e orientação afeta o bípede como um todo, o que é uma parte importante de posicionar e animar o bípede. As ferramentas para selecionar partes do corpo do bípede, simétricas e opostas, também estão disponíveis nesta implementação.
É possível selecionar o COM de várias maneiras:
Após selecionar o centro da massa do bípede, você pode movê-lo ou girá-lo usando o gizmo Transformação. Controlar o COM usando a implementação Seleção de trilha às vezes é mais rápido, pois selecionar o centro da massa em viewports poderá ser difícil se o bípede residir em um modelo montado maior. Desde que você tenha selecionado o bípede usando algum membro, ativar uma ferramenta de COM na implementação Seleção de trilha seleciona automaticamente o centro da massa com a meta-alça Transformação adequada:
Quando você digita a posição ou a orientação do COM usando a opção Definir chave ou Chave automática, os dados de animação são armazenados nas respectivas trilhas de transformação do bípede.
As trilhas de Transformação do bípede contêm os dados com chave do COM.
Para editar a posição e a orientação do COM :
A meta-alça Mover transformação aparece na localização do COM e realça os eixos X e Y, pois eles fazem referência à trilha Transformação horizontal do bípede.
A meta-alça Transformação centralizada no COM do bípede.
Isso desativa a opção Corpo horizontal e ativa a opção Corpo vertical.
O 3ds Max substitui o gizmo de Mover transformação pelo de Transformação de rotação. Agora é possível alterar a orientação do bípede.
Para bloquear todas as trilhas do COM do bípede:
Este procedimento segue o conceito do procedimento anterior e se concentra na seleção de várias trilhas do COM ao mesmo tempo, bem como no bloqueio delas.
A opção Bloquear chaves COM permite ativar todas as trilhas do centro da massa ao mesmo tempo.
A trilha do COM se torna inativa. Observe que a opção Bloquear chaves COM armazena os controles selecionados.
A opção Bloquear chaves COM restaura os controles selecionados.
Para rotacionar o bípede em torno de um giro diferente do COM:
Este é um exemplo que mostra o bípede caindo ao rotacionar em torno dos próprios pés.
Neste exemplo, clique em um ponto de giro próximo aos pés.
As opções Corpo horizontal e Corpo vertical se referem aos eixos de translação do centro da massa, enquanto a opção Rotação do corpo se concentra nos respectivos eixos de rotação. Após ativá-las, é possível mover ou rotacionar o COM usando ferramentas de transformação ou inserindo valores na área Exibição de coordenadas.
Quando você ativa a opção Corpo horizontal ou Corpo vertical, tem acesso a parâmetros de Dinâmica de bípede avançados, como Fator de equilíbrio e Tensão balística, que podem ser controlados nas implementações Informações de chaves e Dinâmica e adaptação.
As chaves de animação das trilhas do COM têm a seguinte codificação de cores:
A cor de uma chave reflete suas respectivas trilhas do COM com chave.
Seleciona o centro da massa para edição do movimento horizontal do bípede.
A trilha Corpo horizontal tem um parâmetro Fator de equilíbrio que orienta automaticamente o bípede a manter o equilíbrio. Isso impede que o animador precise reposicionar a bacia quando o bípede se inclina para frente, para trás ou para os lados.
Seleciona o centro da massa para edição do movimento vertical do bípede.
A trilha Corpo usa o parâmetro Mesclagem de dinâmica para controlar a gravidade em uma animação de passos. Um valor de Mesclagem de dinâmica 1,0 utiliza o valor de GravAccel (valor de gravidade global) para calcular uma trajetória aerotransportada do bípede. Nenhum quadro-chave é necessário para posicionar o bípede no ar, pois uma trajetória é calculada automaticamente. Um valor de 0,0 utiliza Dinâmica da spline para a posição vertical do bípede. Crie quadros-chave para posicionar o bípede verticalmente.
A trilha Corpo vertical também tem um parâmetro Tensão balística, que controla o nível de dobra dos joelhos do bípede quando ele pousa após um período de aerotransporte. Isso significa que não é necessário criar as chaves na posição mais baixa do bípede depois do pouso, pois uma trajetória é calculada automaticamente.
Seleciona o centro da massa para edição do movimento rotacional do bípede.
É possível rotacionar o bípede em torno de um ponto de giro diferente do COM. Para obter instruções sobre como fazer isso, consulte a seção "Procedimentos" acima.
Quando ativada, permite selecionar várias trilhas COM ao mesmo tempo. Quando bloqueadas, as trilhas são armazenadas na memória e lembradas sempre que o COM é selecionado.
Seleciona o objeto correspondente no outro lado do bípede. Por exemplo, se o braço direito estiver selecionado, clicar em Trilhas simétricas selecionará o braço esquerdo também. Em seguida, é possível fazer alterações em ambos os lados do corpo de uma só vez. A opção Simétricas funciona para partes únicas e múltiplas do bípede.
Seleciona o objeto correspondente no outro lado do bípede e cancela a seleção do objeto atual. Por exemplo, se o braço direito estiver selecionado, clicar em Trilhas opostas selecionará o braço esquerdo e cancelará a seleção do braço direito. É possível usar a opção Trilhas opostas para objetos únicos ou múltiplos.