Implementação Vínculos de dobra

Fornece ferramentas para facilitar a manipulação de cadeias de vínculo, tais como, espinhas, pescoços e caudas de bípedes.

Nota: A ativação de um modo na implementação Vínculos de dobra desativa quaisquer outras. No entanto, clicar em Giro zero ou Zerar tudo mantém o modo ativo.
Nota: A implementação Vínculos de dobra não é exibida no Modo do mixer, Modo de fluxo de movimento ou Modo de passos.

Procedimentos

Para dobrar uma espinha com o uso de Modo de vínculos de dobra:

  1. Selecione qualquer vínculo da espinha do bípede.
  2. Rotacionar o vínculo da espinha. Observe que todos os vínculos de cadeia são rotacionados da mesma forma.
  3. Na implementação Vínculos de dobra, clique no (Modo de vínculos de giro) para ativá-lo.
  4. Rotacione o vínculo da espinha. Os outros vínculos da cadeia são rotacionados para coincidir com a rotação do vínculo único, criando uma dobra natural ao longo da espinha.

Para girar uma espinha naturalmente utilizando o Modo de vínculos de giro:

  1. Selecione qualquer vínculo da espinha do bípede.
  2. Na implementação Vínculos de dobra, clique no (Modo de vínculos de giro) para ativá-lo.
  3. Rotacione o vínculo de espinha até atingir uma dobra marcada.
  4. Rotacione o vínculo de espinha no local X. Observe que todos os vínculos de cadeia são rotacionados de forma estranha, devido ao fato de que eles não mantêm relacionamento com os outros dois eixos. Desfazer a rotação.
  5. Na implementação Vínculos de dobra, clique em (Modo de vínculos de dobra) para ativá-lo.
  6. Rotacione o vínculo da espinha no local X. A rotação calcula a média até a espinha para todos os vínculos, enquanto a espinha mantém seu perfil existente.

Para girar um vínculo de espinha sem afetar a cadeia utilizando o Modo individual de giro:

  1. Selecione o vínculo inferior na espinha do bípede, logo acima da pélvis.
  2. Na implementação Vínculos de dobra, clique no (Modo de vínculos de giro) para ativá-lo.
  3. Rotacione o vínculo, de maneira que a forma da espinha siga uma curvatura perceptível.
  4. Na implementação Vínculos de dobra, clique em (Modo individual de giro) para ativá-lo.
  5. Selecione um vínculo no meio da espinha e rotacione-o no local X. A rotação afeta somente o vínculo selecionado.

Para suavizar uma espinha utilizando o Modo de giro suave:

  1. Selecione o vínculo inferior na espinha do bípede.
  2. Na implementação Vínculos de dobra, clique em (Modo individual de giro) para ativá-lo.
  3. Rotacione o vínculo 45 graus no local X.
  4. Selecione e rotacione o vínculo superior da espinha - 45 graus no local X.
  5. Na implementação Vínculos de dobra, clique em (Modo de giro suave) para ativá-lo.
  6. Rotacione o vínculo da parte inferior ou superior.

    Os vínculos de cadeia são rotacionados para suavizar a diferença de orientação entre as duas extremidades do vínculo. Ajuste o controle de Desvio de suavização para distribuir a rotação da cadeia para a base ou o vínculo superior.

Interface

Modo de vínculos de dobra
Esse modo pode ser utilizado para rotacionar vários vínculos de uma cadeia sem precisar selecionar todos eles antecipadamente. O Modo de vínculos de dobra transfere a rotação de um vínculo para os outros vínculos, seguindo uma curvatura natural.
Nota: Usar o Modo de vínculos de dobra no modo Chave automática ou definir uma tecla após giro resulta em chaves em todos os vínculos da cadeia selecionada. Consulte Trilhas separadas para obter mais detalhes.
Modo de vínculos de giro
Semelhante ao Modo de vínculos de dobra, esse modo usa a rotação no local X aplicada ao vínculo selecionado e incrementa-a igualmente, ao longo de todo o resto da cadeia, mantendo as relações entre os vínculos nos outros dois eixos.
Nota: Utilizar o Modo de vínculos de giro no modo Chave automática ou definir uma chave após o giro resulta em chaves em todos os vínculos da cadeia selecionada. Consulte Trilhas separadas para obter mais detalhes.
Modo individual de giro
Semelhante ao Modo de vínculos de dobra, esse modo permite que um vínculo da cadeia selecionada seja rotacionado no local X sem afetar seu pai ou filho. A cadeia, portanto, mantém sua forma enquanto o vínculo individual é ajustado.
Nota: Utilizar o Modo individual de giro no modo Chave automática ou definir uma chave após o giro resulta em chaves em todos os vínculos da cadeia selecionada. Consulte Trilhas separadas para obter mais detalhes.
Modo de giro suave
Este modo leva em conta a orientação no local X do primeiro e último vínculo da cadeia para distribuir a rotação dos outros vínculos. Isso resulta em uma rotação suave entre cada vínculo da cadeia. A distribuição da rotação pode ser definida ao ajustar o controle de Desvio de suavização ou rotacionando o primeiro ou o último vínculo da cadeia.
Desvio de suavização
Define a distribuição de rotação com base em um valor entre 0,0 e 1,0. Desvio de 0,0 base para o primeiro vínculo e 1,0 para o último vínculo da cadeia. A suavidade da cadeia pode ser definida de forma interativa, arrastando a configuração de desvio entre esses dois valores.
Giro zero
Redefine cada rotação do vínculo da cadeia para 0 no local X, com base na orientação atual do pai da cadeia. Isso não altera a forma atual da cadeia.
Zerar tudo
Redefine cada rotação do vínculo da cadeia para 0 em todos os eixos, com base na orientação atual do pai da cadeia. Isso ajusta a forma atual da cadeia, de maneira que ela fique paralela ao bípede.