O painel de geometria da caixa de diálogo Opções de Importação controla como o 3ds Max deriva as primitivas de AutoCAD e se o 3ds Max utiliza as definições de material de cena ao vincular ou recarregar o desenho do AutoCAD. Também apresenta opções para a conversão da geometria e para ativar / desativar a inclusão de determinados elementos no arquivo DWG ou DXF.
Por exemplo, se um arquivo de desenho for construído em milímetros e do 3ds Max tem suas unidades de sistema em polegadas, a caixa de diálogo de Opções de Importação de AutoCAD DWG / DXF automaticamente acionam o Redimensionamento e as Unidades do Arquivo de Entrada são definidas em milímetros.
Quando não há uma disparidade de escala, geralmente é aconselhável redimensionar um desenho de entrada com unidades mais realistas para considerar as limitações de precisão do 3ds Max em comparação com o AutoCAD. Por exemplo, se importar um aeroporto projetado em milímetros no AutoCAD, defina as unidades do arquivo de entrada para pés ou metros.
Esta caixa de grupo contém opções para converter a geometria do arquivo DWG ou DXF para o 3ds Max.
Cada bloco é importado separadamente em uma hierarquia, com o próprio bloco como o objeto principal e suas partes integrantes como objetos secundários. Os objetos secundários do bloco são combinados por camada.
Por exemplo, um arquivo do AutoCAD com seis objetos em camada: três têm o material de tijolo e três tem um material de pedra. Utilizando esta opção, este arquivo deve ser importado na forma de dois objetos ou nós, um com o material de tijolo e o outro com o material de pedra.
Cada bloco é importado separadamente em uma hierarquia, com o próprio bloco como o objeto principal e suas partes integrantes como objetos secundários. Os objetos secundários do bloco são combinados por camada.
Durante a importação, a geometria de polimalha e os sólidos ACIS podem suportar vários materiais. Para a geometria de polimalha, um material é suportado por face. Em um sólido ACIS, se o sólido tiver mais de um material associado, será criado um material de subobjetos ou de objetos múltiplos contendo os materiais usados. Se o sólido somente tem um material sócio com ela, uma norma de arquitetura / material é atribuído.
Uma vantagem desta opção é que você pode aplicar os exemplares dos controladores de animação para bloco subcomponentes e portanto, transformando um único membro, transformar todos os membros de uma só vez. Por exemplo, em uma cena contendo uma mesa de conferência com seis cadeiras ao redor, é possível mover todas as cadeiras simultaneamente ao mover uma só.
Outra vantagem é que toda a geometria é instanciado, de forma editada UVs e normais e outras modificações precisa ser feito somente uma vez.
Vários materiais por objeto são compatíveis com esta opção, se necessário. Se o objeto é um sólido ACIS e tem mais de um material sócio com ela, múltiplas / Sub o material do objeto é criado que contém os materiais que podem ser editadas no Editor de materiais. Se o sólido somente tem um material sócio com ela, uma norma de arquitetura / material é atribuído. Se o objeto for uma polimalha, é suportado um material por face.
Quando desativado, objetos com espessura (e objetos tampados) são convertidos diretamente para objetos de malha.
Quando desativado, o Gerenciador de Link de Arquivo sempre utiliza as definições de materiais contidos no arquivo DWG e irá substituir materiais da cena com o mesmo nome, independente de a qual objeto o material está aplicado. Todas as definições de material são armazenadas no arquivo DWG são recarregados (mesmo quando usando um seletivo Recarregar). Se você fizer alterações em um material vinculado, no Autodesk VIZ, e depois recarregar, essas alterações serão perdidas (se o parâmetro for desativado).
Quando esta opção estiver desativada, o 3ds Max calcula os normais de acordo com o vértice da ordem da face no arquivo de desenho. Os normais de face para objetos sólidos já estão unificados. Assegure-se de que esta opção está desativada ao importar desenhos contendo objetos sólidos.
Assegure-se também de que esta opção está desativada ao trabalhar com arquivos do AutoCAD Architecture.
Os sólidos de AutoCAD nunca têm os normais unificados, independentemente da configuração de alternância de importação. Os sólidos geram faces e normais corretamente.
Quando os desenhos são importados, os objetos são adicionados à cena como objetos de malha editável que não têm atribuições de coordenadas UVW. Dantes de atribuir materiais aos objetos importados, será necessário aplicar um modificador de mapas UVW para adicionar as coordenadas de textura. Quando aplicar o material e o mapa de textura ou material estiver definido para Exibir o Mapa na viewport, o Mapa de Textura é exibido, se a viewport estiver definida para Realces + Suaves. Se o modificador de Mapa UVW não for aplicado, o objeto se torna cinza e será possível ver a caixa de diálogos de Falta de Coordenadas de Mapa ao renderizar a cena.
Esta opção fornece mais rapidamente carregando velocidade, mas sem a geração de coordenadas UVW.
Esta opção instrui o importador de DWG / DXF para criar coordenadas UVW, mas o tempo de carregamento aumenta durante a geração de coordenadas.
Sólido 3D importado com diferentes configurações de Desvio de Superfície
Superior: Desvio de superfície = 10,0
Centro: Desvio de superfície = 1.0 (padrão)
Inferior: Desvio de superfície = 0.1
Este grupo permite alternar a inclusão de peças específicas de um arquivo de desenho durante o processo de importação.