Posicionador de sol e céu físicos

Uma alternativa simplificada ao Sistema de luz natural, o novo Posicionador de sol e céu físicos oferece um fluxo de trabalho coordenado para usuários de modernos agentes de renderização físicos.

Similarmente a outros Sistemas de Luz do sol e de Luz natural, o Posicionador de sol e céu físicos usa uma luz que segue o ângulo e o movimento do sol geograficamente corretos sobre a terra em uma certa localização. É possível escolher a localização, a data, a hora e a orientação da bússola. Também é possível animar a data e a hora. Este sistema é adequado para estudos de sombra de propostas e estruturas existentes. Além disso, é possível animar Latitude, Longitude, Direção norte e Escala orbital.

A principal vantagem do Posicionador de sol e céu físicos é o fluxo de trabalho eficiente e intuitivo quando comparado aos sistemas de Luz do sol e de Luz natural herdados. Os sistemas herdados são compostos por cinco plug-ins distintos: a rosa dos ventos, o objeto sol, o objeto céu, o controlador de luz do dia e o mapa de ambiente. Eles estão localizados em diferentes lugares na interface; por exemplo, o sistema de Luz natural se encontra no painel Sistemas, enquanto as respectivas configurações de localização de dados são encontradas no painel Movimento.

Este Posicionador de sol e céu físicos se encontra em um local mais intuitivo: no painel Luzes. O Posicionador de sol existe para posicionar o sol na cena. As configurações de data e localização se encontram na implementação Posição do sol. Uma vez que a Posição do sol é criada, o mapa Ambiente e o plug-in Controle de exposição são criados com bons valores padrão. Todos os parâmetros relacionados ao sombreamento se localizam somente na implementação Sol e céu físicos do Editor de materiais. Isso simplifica o fluxo de trabalho ao evitar a duplicação e também faz com que seja menos provável que inconsistências ocorram.

O Posicionador de sol e céu físicos não depende do agente de renderização. O agente de renderização deve determinar se precisa oferecer suporte interno a esse recurso usando várias fontes de luz, como o Scanline, ou como um simples mapa de Ambiente, como o ART. Como está, ele implementa as funções de sombreamento do Scanline a fim de funcionar plenamente com o agente de renderização Scanline como um mapa Ambiente, mas não para iluminação. Os agentes de renderização de terceiros podem utilizar esta funcionalidade para oferecer suporte aos sombreadores Sol/Céu sem realmente ter que implementá-los.

Procedimentos

Para utilizar Posicionador de sol e céu físicos

  1. No Painel de comando, selecione Criar e Luzes.
  2. Na implementação Tipo de objeto, selecione Posicionador de sol.
  3. Escolha uma viewport na qual deseja criar uma rosa dos ventos (a direção da bússola da sua cena). Deve ser uma Vista superior ou Vista perspectiva/câmera.
  4. Arraste para criar o raio de uma rosa dos ventos (o raio é somente para fins de exibição) e libere o botão do mouse movendo-o para definir a escala orbital da luz solar sobre a rosa dos ventos.
  5. Clique para concluir.
    Você tem dois objetos na cena:
    • A rosa dos ventos, que é um objeto de ajuda, fornece a direção mundial do seu sol.
    • O sol em si, que é filho da rosa dos ventos e está permanentemente orientado no centro da rosa dos ventos.
  6. Nas implementações Nome e Cor, digite um nome e selecione uma cor de exibição.
  7. Na implementação Posição do sol, defina as configurações de data, hora, tempo e localização.

    A hora padrão é meio-dia e o fuso horário padrão baseia-se nas configurações locais de seu computador. A localização padrão é São Francisco, CA., EUA.

    Geralmente, é mais fácil escolher um localização primeiro e, a seguir, ajustar a data e hora.