Saguão do aeroporto
Uma cena de arquitetura com iluminação realista criada por luzes fotométricas
Stephen Jager, JCJ Architecture
Copyright © 2008
www.jcj.com
Quando não houver luz em uma cena, a cena será sombreada ou renderizada com a iluminação padrão. Adicione luzes para dar uma aparência mais realista à cena. A iluminação aprimora a clareza e a tridimensionabilidade de uma cena. Além disso, para efeitos de iluminação geral, luzes podem ser utilizadas para projetar imagens.
Objetos de luz substituem a iluminação padrão. Logo que você crie uma luz, a iluminação padrão é desativada. Se você excluir todas as luzes da cena, a iluminação padrão será ativada. A iluminação padrão é composta por duas luzes invisíveis: uma está acima e à esquerda da cena e a outra está abaixo e à direita.
O 3ds Max fornece dois tipos de luz: fotométrica e padrão. Todos os tipos são exibidos em viewports como objetos de luz. Compartilham muitos dos mesmos parâmetros, incluindo os geradores de sombras.
As luzes fotométricas usam valores fotométricos (energia da luz) que permitem definir com maior precisão as luzes como seriam no mundo real. Você pode definir suas características de distribuição, intensidade, temperatura da cor e outras características de luzes do mundo real. Você também pode importar arquivos fotométricos específicos, disponíveis com fabricantes de iluminação para projetar a iluminação com base nas luzes disponíveis comercialmente.
As luzes padrão são objetos informatizados que simulam luzes como candeeiros domésticos ou de escritório, instrumentos de luz usados em palco e em filmes e o próprio sol. Diferentes tipos de objetos de luz projetam luz de diferentes maneiras, simulando diferentes tipos de fontes de luzes. Ao contrário de luzes fotométricas, as luzes padrão não possuem valores de intensidade baseados fisicamente.
Uma cena noturna que utiliza luzes padrão para atmosfera em vez de realismo