A modelagem de malhas 3D fornece diversos métodos para a criação de projetos de formato livre ao esticar, torcer, dimensionar e suavizar malhas.
Você pode escolher dentre as seguintes ferramentas para facilitar este processo.
A suavidade da malha é uma propriedade das malhas 3D específica do objeto. Uma malha não suavizada tem um nível de suavidade de 0. A suavidade da malha pode ir até 256, apesar das malhas normalmente usarem somente os níveis 1 a 4. Na ilustração a seguir, uma esfera em malha é modificada pela edição e extrusão de alças e, em seguida, suavizada.
Você pode trabalhar de forma mais eficaz ao completar operações de edição usando meta-alças, extrusão e divisão de faces em objetos de malha que ainda não foram suavizados. É possível alternar rapidamente entre os níveis de suavidade usando a paleta Propriedades para obter visualizações da malha selecionada. Os níveis de suavidade maiores aumentam a complexidade, o que afeta o desempenho.
A seleção de um subobjeto em uma malha pode ser difícil, a não ser que você especifique um dos filtros de subobjeto acessíveis na guia Malha, painel Seleção. Ao especificar que a seleção está limitada a faces, arestas ou vértices, é possível restringir o tipo de subobjeto que pode ser selecionado. Na ilustração a seguir, o filtro de seleção do subobjeto Face está ativado. Assim, você pode selecionar faces individualmente ou por meio das opções Janela ou Intersecção.
É possível estender uma ou mais faces de malha com uma meta-alça 3D, exibida quando você seleciona cada face, ou efetuar a extrusão de uma ou mais faces de malha com o comando EXTRUSAOMALHA. Uma diferença importante entre a extensão e a extrusão de faces de malha é visível na forma como cada face é modificada usando distâncias idênticas.
Com as meta-alças 3D, quando você modifica faces selecionadas, as faces adjacentes são esticadas para acomodar a modificação. Quando o objeto é suavizado, as faces adjacentes se adaptam às novas localizações das faces. Na ilustração a seguir, as faces de malha realçadas foram estendidas usando a meta-alça Mover 3D e, em seguida, foram suavizadas.
No entanto, a extrusão da malha insere faces adicionais para fechar o intervalo entre as faces com extrusão e a superfície de malha original. Com a extrusão da malha, é possível especificar se as faces adjacentes sofrem extrusão como uma unidade (unidas) ou separadamente (não unidas), como mostrado na ilustração a seguir.
Para ajudar a limitar a distorção quando uma malha é suavizada, é possível dobrar as arestas selecionadas, o que mantém o seu grau de afiado, não importando o quanto a malha é suavizada. Também pode ser necessário dobrar as arestas nas faces circundantes. A seguinte ilustração exibe faces com extrusão em um toroide em malha, dobradas e desdobradas alternativamente.
Quando você define o parâmetro Dobrado como Sempre, a aresta dobrada retém o seu grau de afiado após a suavização. Caso contrário, a aresta dobrada se torna mais suave do que o nível equivalente de suavidade.
Quando você refina uma malha, uma ou mais faces são subdivididas em faces menores para maior controle. No entanto, ao aumentar o número de faces, você adiciona a complexidade geral do modelo. Além disso, o ajuste fino de todo um objeto de malha redefine o nível base da suavidade para 0. Esta alteração pode resultar em uma grade densa que não mais pode ser simplificada. Para obter melhores resultados, evite efetuar o ajuste fino do objeto e efetue o ajuste fino ou divida somente as faces individuais que requerem uma modelagem mais detalhada. A ilustração a seguir demonstra o resultado quando uma caixa de malha suavizada é refinada completamente ou quando somente uma face é refinada.
Se for necessário editar objetos de malha através da intersecção, subtração ou união, é possível converter a malha em objetos sólidos 3D ou de superfície. De forma similar, se for necessário aplicar dobra ou suavização a superfícies ou sólidos 3D, você pode converter esses objetos em uma malha. Contudo, nem todas as conversões mantêm a fidelidade completa da forma do objeto original. Evite a alternância entre tipos de objetos mais de uma vez, se assim for possível. Caso você observe que a conversão modifica a forma do objeto de uma forma inaceitável, desfaça a conversão e use configurações diferentes.
Podem ocorrer problemas ao converter algumas malhas em sólidos 3D devido ao seguinte:
Visualize a malha de todos os pontos de vista para assegurar a criação de um modelo viável.
Os objetos de malha que não podem ser convertidos para sólidos, podem com frequência serem convertidos para superfícies. Uma forma de solucionar este problema é a de converter a malha em um sólido facetado ao invés de um sólido suave. Você também poderá solucionar o problema ao dividir as faces adjacentes, iniciando no vértice compartilhado (DIVIDIRMALHA).