É possível salvar as configurações atuais da camada como estado da camada, que você pode restaurar mais tarde ou importar para outros desenhos. Um estado de camada é como um instantâneo das camadas existentes e configurações de camada no momento em que o estado de camada é criado.
Neste exemplo, todas as camadas, exceto as das paredes e portas, foram desativadas e a cor da camada da porta foi alterada. Com estados de camada, é possível salvar conjuntos de configurações de camada e alternar facilmente entre eles.
Ao restaurar um estado de camada, você pode restaurar todas as configurações de camada ou especificar quais configurações de camada serão restauradas. Por exemplo, pode-se optar por restaurar apenas a configuração Congelada/Descongeladas das camadas de um desenho, ignorando todas as outras configurações salvas no estado da camada. Se uma viewport de layout estiver ativa quando o estado de camada for restaurado, todas as substituições de viewport serão aplicadas à viewport de layout.
Um estado de camada pode ser alterado depois de ser criado:
Use o Gerenciador de estados de camada para criar, editar, renomear, excluir e restaurar estados de camada.
Você pode importar estados de camada em seu desenho diretamente a partir de outro desenho (DWG), modelo de desenho (DWT) ou de um arquivo de normas (DWS). Se desejar compartilhar apenas os estados de camada com alguém, será possível exportar os estados de camada para um arquivo de estado de camada (LAS). Em seguida, os estados de camada poderão ser importados para um desenho a partir do arquivo LAS.
Estados de camada que foram criados usando LMAN Express Tool não podem ser importados. No entanto, quando o Gerenciador de estados de camada é aberto pela primeira vez em um desenho que contém estados de camada LMAN, eles são automaticamente convertidos para estados de camada do AutoCAD. Uma vez convertidos, os estados de camada podem ser importados para outro desenho.