Sobre camadas

As camadas são o método principal para organizar os objetos em um desenho por função ou finalidade. É possível reduzir a complexidade visual de um desenho e melhorar o desempenho de exibição ocultando informações que você não precisa ver no momento.

Antes de iniciar o desenho, crie um conjunto de camadas úteis para seu trabalho. Em uma planta de casa, você pode criar camadas para a fundação, planta de piso, portas, luminárias, parte elétrica e assim por diante.

Neste exemplo, a visualização é limitada aos objetos na camada Planta de piso ao desativar as outras camadas.

Para outras disciplinas, os nomes e o número de camadas que você cria serão diferentes. Após criar um conjunto padrão de camadas, você pode salvar o desenho como um arquivo de template (.dwt) e pode ser usado ao iniciar um novo desenho.

Para desenhos complexos, você deve considerar uma norma de nome de camada mais elaborada. Por exemplo, os nomes de camada podem começar com 3 dígitos seguidos por um código de denominação que serve para vários pisos em uma construção, números de projetos, conjuntos de pesquisa, dados de propriedade e assim por diante. Esse tipo de convenção de nomenclatura também facilita controlar a ordem das camadas e limitar as camadas exibidas na lista de camada.

Ferramentas de camada

Use o Gerenciador de propriedades de camada para gerenciar suas camadas. Pesquisa

Nota: É possível substituir qualquer propriedade da camada de um objeto. Por exemplo, se a propriedade de cor de um objeto for definida como PORCAMADA, o objeto exibirá a cor daquela camada. Se a cor do objeto for definida como Red, o objeto será exibido em vermelho, a despeito da cor atribuída àquela camada.

Além do Gerenciador de propriedades de camada, você pode acessar as ferramentas de camadas no painel Camadas, na guia Início da faixa de opções.

Por exemplo, o botão Desativar desativa as camadas de todos os objetos selecionados.

Camada atual

Todos os novos objetos são desenhados na camada atual por padrão. A marca de seleção de cor verde no Gerenciador de propriedades de camada indica a camada atual.

Uma camada não pode ser a camada atual se:

Para determinados tipos de objetos, é possível especificar uma camada padrão diferente da camada atual ao definir uma variável de sistema. Essas incluem os seguintes objetos:

Visibilidade da camada

Você pode controlar a visibilidade de objetos em uma camada ativando ou desativando a camada ou congelando/descongelando.

É possível ativar e desativar camadas, conforme necessário. Os objetos em camadas desativadas ficam invisíveis no desenho.

Congelar e descongelar camadas é semelhante a ativar e desativá-las. No entanto, ao trabalhar com desenhos com muitas camadas, congelar camadas desnecessárias poderá acelerar a exibição e regeneração. Por exemplo, os objetos em uma camada congelada não são considerados durante EXTENSÕES DE ZOOM.

Bloqueio de camadas

Você pode impedir que objetos em camadas específicas sejam modificados inadvertidamente bloqueando essas camadas. Por padrão, os objetos em camadas bloqueadas aparecem esmaecidos, e um pequeno ícone de cadeado é exibido quando você passa o cursor sobre o objeto.

É possível definir o nível de esmaecimento das camadas bloqueadas ou ocultá-las. Pesquisa

O recurso de esmaecimento de camadas bloqueadas permite reduzir a complexidade visual de um desenho, mas ainda mantém a referência visual e as capacidades de snap ao objeto.

Neste exemplo, o nível de esmaecimento é definido nos níveis de 90%, 50% e 25%.

Há algumas coisas a serem consideradas ao trabalhar com camadas bloqueadas:

Alternativamente, é possível ocultar os objetos em camadas bloqueadas em vez de os esmaecer.

Esta é uma forma rápida de desativar o nível de esmaecimento para 0% e voltar ao nível anterior. Se você não estiver usando a faixa de opções, use o comando ISOLARCAMADAS.

Filtros de camada

Às vezes, os desenhos podem incluir dezenas ou até centenas de camadas. Um filtro de camada restringe a exibição dos nomes de camadas no Gerenciador de propriedades de camada e no controle Camada na faixa de opções. Você pode criar os filtros de propriedade de camada com base no nome, na cor e em outras propriedades. Por exemplo, você pode definir um filtro de propriedade que lista todas as camadas que incluem as letras "mech" no nome da camada e são definidas como vermelho.

Você também pode criar filtros de grupo de camada, onde é possível selecionar as camadas específicas a serem incluídas no grupo. Por exemplo, você pode criar um grupo denominado Ajuste de ferramenta que inclui todas as camadas associadas aos ajustes de ferramenta em seu desenho. Ao clicar no grupo Ajustes de ferramenta no Gerenciador de propriedades de camada, apenas as camadas no grupo Ajustes de ferramenta são listadas.

Substituir a camada atual por tipo de objeto

Por padrão, todos os novos objetos são criados na camada atual . Para alguns tipos de objetos, é possível especificar uma camada padrão com base no tipo de objeto em vez da camada atual. Por exemplo, se você deseja que todos os objetos de cota sejam criados em uma camada nomeada Cota 040, defina a variável de sistema DIMLAYER como Cota 040. Todas as cotas criadas posteriormente serão automaticamente atribuídas a essa camada.

Tipos de objeto que podem ser definidos:

Dica: É possível redefinir essas variáveis de sistema a qualquer momento para uma camada diferente ou de volta para a camada atual.