Há diversas etapas comumente utilizadas para acelerar o processo de renderização.
Para minimizar o tempo para renderizar um modelo, é comum remover superfícies ocultas ou ocultar objetos que estejam posicionados fora do alcance da câmera.
Cada superfície que você modela é composto de faces. As faces são triangulares ou quadrilaterais e cada uma tem um lado orientado para dentro e outro orientado para fora. A direção na qual a face está apontando é definida por um vetor denominado um normal. A direção do normal indica a face frontal ou superfície exterior de uma face.
Os normais de face determinam a direção na qual a luz é refletida e curvas (índice de refração). Se a câmera estiver atrás de uma face, a face será invisível para a câmera, mas ainda processada pelo agente de renderização para refletir luzes e sombras projetadas.
Quando se vê um buraco, geralmente significa que a face está fisicamente ausente no modelo ou de costas para a câmera.
Se uma face estiver faltando, será preciso reconstruí-la manualmente. Para objetos desenhados usando FACE3D, a direção dos normais é determinada pela forma como a face é desenhada em um sistema de coordenadas destro. Se a face é desenhada no sentido anti-horário, os normais apontam para fora; se a face é desenhada no sentido horário, os normais apontam para dentro. As faces devem ser desenhadas de maneira consistente.
Ao renderizar, a renderização localiza todos os normais que apontam para fora do ponto de vista e remove os polígonos associados da cena. Esta etapa de remoção é denominada separação de face traseira.
Depois que as faces posteriores são removidas, o agente de renderização utiliza um buffer Z para comparar as distâncias relativas ao longo do eixo Z. Se o buffer Z indicar que uma face está sobreposta à outra, o agente de renderização removerá a face oculta. O tempo economizado é proporcional ao número de faces descartadas do número total de faces.
Cada objeto na cena é processado pelo agente de renderização, mesmo os objetos que estejam fora do alcance da câmera e não estejam presentes na vista renderizada. Um modelo construído com a intenção de renderização se beneficiará com um bom gerenciamento de camadas. Ao desativar as camadas contendo objetos que não estejam na vista atual, é possível aumentar substancialmente a velocidade de renderização.