Uma renderização realista de um modelo 3D, com frequência, pode fornecer à equipe do produto ou a um futuro cliente uma visão mais clara de um desenho conceitual do que um desenho plotado.
A renderização é o processo de criação de uma imagem raster com base em objetos 3D de uma cena. Um agente de renderização é utilizado para calcular a aparência dos materiais anexados a objetos em uma cena e, como a iluminação e as sombras são calculadas com base na luzes colocadas em uma cena. As configurações ambientais e de exposição da renderização podem ser ajustadas para controlar a imagem renderizada final.
Embora o objetivo final da renderização seja artístico ou para criar uma imagem fotorrealista com qualidade de apresentação, pode ser necessário criar muitas renderizações antes de atingir este objetivo. O fluxo de trabalho de renderização básico é para anexar materiais a objetos 3D de um modelo, colocar luzes definidas pelo usuário, adicionar um plano de fundo e iniciar o agente de renderização com o comando RENDER.
As imagens renderizadas podem ser criadas para um novo modelo sem anexar materiais, colocar luzes definidas pelo usuário e adicionar um plano de fundo. Por padrão, um material padrão é adicionado a todos os objetos 3D em um modelo e o agente de renderização usa automaticamente duas luzes distantes padrão quando as luzes definidas pelo usuário não são colocadas em uma cena. Como uma alternativa às duas luzes distantes padrão, é possível especificar o uso de uma única luz distante padrão que brilha acima do ombro. As luzes padrão não podem ser movidas ou ajustadas.