Sobre a segurança e proteção contra vírus

Várias medidas e práticas de segurança podem protegê-lo contra arquivos executáveis mal-intencionados.

Visão geral

O código executável mal-intencionado, também conhecido como malware ou vírus, tornou-se mais comum e pode afetar os usuários dos produtos AutoCAD e baseados no AutoCAD. Se puder se espalhar, o malware poderá causar perda da propriedade intelectual e redução da produtividade.

A vulnerabilidade mais comum resulta de permitir que códigos executáveis coexistam com dados, como arquivos AutoLISP carregados automaticamente da pasta de Início. A pasta de Início é determinada pelo atributo de Início que é definido no ícone de atalho da área de trabalho ou a pasta na qual você clica duas vezes em um arquivo para iniciar o produto.

Ataques mais sofisticados que comprometem ou roubam propriedade intelectual, incluindo aplicativos ARX, ativadores de objetos e DLLs mal intencionados (bibliotecas de link dinâmico). Outra ameaça pode vir de macros de VBA (Microsoft® Visual Basic® para Aplicativos) embutidas em arquivos DWG.

Por exemplo, arquivos executáveis baseados no projeto combinados com desenhos em um arquivo ZIP podem incluir versões editadas dos arquivos acad.lsp, acaddoc.lsp, FAS e VLX que contenham código mal-intencionado. Quando os conteúdos do arquivo ZIP são extraídos para uma pasta e o AutoCAD é iniciado com clique duplo em um arquivo DWG, os arquivos LSP são automaticamente iniciados.

Além disso, muitos vírus tentam se propagar automaticamente editando o acad.mnl, adicionando uma linha a ele para que se carregue automaticamente.

Além dos arquivos executáveis, há algumas ameaças comuns adicionais que podem ser usadas para explorar o AutoCAD e produtos baseados no AutoCAD. Essas ameaças incluem as seguintes:

Arquivos vulneráveis

Os códigos mal-intencionados podem ser incluídos nos tipos de arquivos a seguir:

Medidas de segurança

As medidas de segurança do AutoCAD minimizam a possibilidade de execução de código mal-intencionado por fornecer controles que

Importante: O uso da chave /safemode também impede que as Express Tools e a maioria dos comandos funcionem. Sendo assim, ela só deve ser usada temporariamente em situações em que você suspeite de que o malware tenha sido instalado em seu sistema.

Recomendações

As práticas recomendadas a seguir reduzirão a vulnerabilidade ao código executável mal-intencionado:

Nota: O AutoCAD LT ® não executa AutoLISP, VBA ou outros aplicativos e não requer essas medidas de segurança. No entanto, é sempre recomendado seguir as melhores práticas quanto à segurança, incluindo a limitação de privilégios de conta.