A modelagem 3D no AutoCAD inclui sólidos 3D, superfícies, malhas e objetos de estrutura de arame.
Estão disponíveis diversos tipos de modelagem 3D no AutoCAD. Cada uma destas tecnologias de modelagem 3D oferece um conjunto diferente de recursos.
Um modelo 3D pode incluir combinações dessas tecnologias e você pode converter entre elas. Por exemplo, você pode converter uma pirâmide sólida 3D primitiva em uma malha 3D para realizar a suavização de malha. Em seguida, é possível converter a malha em uma superfície 3D ou de volta para um sólido 3D para aproveitar seus respectivos recursos de modelagem.
O comando mais útil para visualizar modelos 3D de forma dinâmica é o ORBITA3D.
Além de alterar as vistas, você pode clicar com o botão direito do mouse para exibir um menu de atalho que fornece muitas opções. As opções mais populares incluem o seguinte:
A maioria dos comandos do AutoCAD que são usados para operações 2D podem ser aplicados a modelos 3D. Por exemplo, com o comando ROTACIONAR, é possível efetuar a revolução de um sólido 3D em torno de um eixo que esteja paralelo ao eixo Z do UCS. Para rotacionar o modelo em torno de uma direção de eixo diferente seria necessário alterar a direção do eixo Z do UCS.
Também há comandos especializados para o ambiente 3D como ROTACIONAR3D, que exibe uma meta-alça para facilitar a rotação em torno de um eixo principal.
O comando mais fácil para iniciar é ROTACIONAR devido à familiaridade. No entanto, a escolha de qual comando usar depende das circunstâncias e de suas preferências.