Sobre a conversão de superfícies e malhas para sólidos 3D

É possível converter superfície e objetos de malha elegíveis em sólidos 3D.

Quando você cria modelos 3D, é possível utilizar superfícies 3D para análise e controle precisos das superfícies e malhas 3D para escultura em forma livre. É possível converter esses objetos em sólidos 3D para aplicar operações boolianas, gerar cortes e extrair propriedades físicas.

Nota: A variável de sistema DELOBJ controla se os objetos selecionados serão automaticamente excluídos quando o objeto 3D é criado.

Converter superfícies 3D em sólidos 3D

Você pode converter superfícies em sólidos 3D ao efetuar a extrusão da superfície com ESPESSURA. Para aumentar a espessura da superfície interna neste exemplo, um valor negativo foi inserido.

Use o comando ESCULPIRSUPERF para converter um grupo de superfícies que circundam totalmente um volume em um sólido 3D. Na ilustração abaixo, um arco extrudido é interseccionado por duas superfícies planas para incluir um volume "hermético".

Nota: Uma prática recomendada é garantir que as superfícies circundadas se sobreponham ou efetuem interseção para ajudar a evitar pequenas folgas.

Converter malhas 3D em sólidos 3D

Quando você converte objetos de malha para sólidos 3D, a forma do novo objeto sólido se aproxima, mas não duplica exatamente, o objeto de malha original. De certa forma, é possível controlar a diferenciação ao especificar se o resultado é suave ou facetado com a variável de sistema SMOOTHMESHCONVERT. Também é possível especificar se as faces coplanares são mescladas, o que as otimiza.

Por exemplo, a primeira malha 3D ilustrada foi modificada ao aumentar o nível de suavidade e, em seguida, ela foi convertida em um sólido 3D suave.

Nota: Também é possível converter malhas em sólidos 3D ao convertê-las primeiro em superfícies e, a seguir, ao engrossá-las.