É possível extrair informações de objetos, tais como atributos do bloco e propriedades de desenhos, para criar uma tabela, uma lista de peças ou uma lista de materiais.
Por exemplo, vamos dizer que você tenha um projeto de construção residencial e precisa criar uma tabela de instalação de portas para colocar no desenho. Ao usar o assistente Extração de dados, você pode selecionar somente os objetos que sejam portas (blocos, neste caso) e extrair os dados de atributo. Como o assistente Data Extraction também extrai informações de propriedades de objetos, você tem maior flexibilidade.
Depois que você selecionar as propriedades das portas, os dados extraídos são exibidos no assistente em colunas. É possível organizar e refinar as informações nestas colunas, formatando-as com a especificação de um estilo de tabela ou uso de uma tabela existente como modelo.
Quando estiver satisfeito com a aparência da tabela, a extração estará completa quando você inserir a tabela no desenho. Se precisar compartilhar as informações extraídas com outros no projeto, você pode enviar os mesmos dados extraídos para um arquivo externo.
As informações armazenadas na planilha do Excel podem ser vinculadas e combinadas com os dados de desenho extraídos (dados de propriedades do objeto). Dando continuidade ao exemplo acima, você tem algumas informações adicionais sobre as portas em seu desenho em uma planilha Excel (fornecedor e custo). Selecione estas colunas referentes a fornecedores e custos da planilha e combine-as com outros dados na extração de dados.
As colunas na planilha Excel serão adicionadas às colunas da página Refinar dados no assistente Extração de dados.
Todas as colunas, exceto Custo, foram adicionadas às colunas de dados extraídos. As colunas no Excel são designadas com um símbolo na legenda da coluna.
A tabela inserida no desenho contém colunas dos dados extraídos e da planilha Excel.
Quando um desenho do qual os dados de propriedades foram extraídos tiver sido modificado, você pode ser notificado de que a tabela de extração de dados não mais está atualizada. Por exemplo, se algumas portas no desenho tiverem sido redimensionadas ou removidas, você pode decidir se quer ser notificado de que a tabela de extração de dados precisa ser atualizada. A notificação é especialmente útil durante momentos críticos, quando é importante saber se os dados não estão atualizados na tabela, como no momento de plotar ou publicar.
Quando você cria uma nova extração de dados, será solicitado a salvar todos os detalhes específicos sobre a extração em um arquivo de extração de dados (DXE). O arquivo DXE armazena seleções de desenho e pasta, seleções de objetos e propriedades e opções de formatação.
Você pode usar um arquivo de extração de dados como um modelo para executar o mesmo tipo de extração a qualquer momento. Se você precisar extrair os mesmos tipos de informações repetidamente, o uso de um arquivo DXE economiza tempo e é conveniente.
Você também pode editar uma extração existente de dados para adicionar ou remover desenhos, adicionar ou remover objetos ou selecionar diferentes propriedades das quais extrair os dados. As tabelas que referenciam o mesmo arquivo DXE, mesmo que estas tabelas estejam em outros desenhos, exibem as alterações quando são atualizadas.