Sobre luzes de spot

A distribuição de luz de spot projeta um feixe focado de luz como uma lanterna, um spot direcional em um teatro ou uma luz de farol. Uma luz de spot emite um cone de luz direcional. É possível controlar a direção da luz e o tamanho do cone.

No fluxo de trabalho de iluminação padrão, um destaque pode ser manualmente definido para atenuar sua intensidade com distância. No entanto, a intensidade de uma luz de spot sempre irá atenuar com base no ângulo relativo ao vetor alvo do spot. Esta atenuação é controlada pelo spot quente e ângulos de enfraquecimento da luz de spot. As luzes de spot são úteis para realçar elementos e áreas específicas do modelo.

Nota: Iniciando com produtos com base no AutoCAD 2016, todas as luzes padrão são calculadas como luzes fotométricas. É recomendável atualizar todas as luzes padrão em uma cena para luzes fotométricas.

Luzes de spot no fluxo de trabalho fotométrico

Uma luz de spot pode ter propriedades de distribuição fotométrica. A atenuação para uma luz de spot fotométrica é sempre definida para o quadrado inverso.

Quando a variável de sistema LIGHTINGUNITS é definida como 1 (unidade Americana) ou 2 (unidades Internacional SI) para a luz fotométrica, propriedades adicionais ficam disponíveis para a luz de spot. As propriedades fotométricas a seguir podem ser definidas usando a paleta Propriedades:

Nota: Quando as unidades de iluminação do desenho são fotométricas, a propriedade do tipo de atenuação é desativada. As luzes fotométricas tem uma atenuação fixa, quadrada inversa. A atenuação de enfraquecimento do spot quente na imagem renderizada varia da iluminação padrão, já que usa uma base matemática diferente.

A imagem a seguir é um exemplo de uma luz de spot fotométrica com as propriedades fotométricas descritas na paleta Propriedades: