Este tutorial demonstra como criar e editar perfis de layout, que geralmente são chamados de perfis de projeto ou perfil do nivelamento acabado.
Um perfil de layout representa uma proposta para uma estrada ou outra superfície projetada. Este tipo de perfil é sempre desenhado na malha de um gráfico do perfil longitudinal, que normalmente exibe o perfil da superfície ao longo do mesmo alinhamento horizontal.
Um perfil de layout inclui os seguintes elementos:
- Tangentes de linha reta com declividade ou inclinação especificadas.
- Pontos de intersecção vertical (PVI) onde as tangentes se encontram.
- Curvas verticais que normalmente têm forma parabólica. Curvas verticais também podem ser circular ou parabólicas assimétricas.
Curvas verticais podem ser dos tipos básicos: curva vertical convexa ou curva vertical côncava.
- Uma curva vertical convexa existe no topo do morro, ou em qualquer lugar onde a tangente de entrada tiver uma declividade maior do que a tangente de saída. Há três tipos de aresta de curvas verticais convexas: um grau de declividade de positivo para negativo, de positivo para positivo e de negativo para negativo. O ponto de intersecção vertical (PVI) de uma curva vertical convexa está acima da curva.
- Uma curvavertical côncava existe na parte inferior do vale, ou em qualquer lugar onde a tangente de entrada tiver uma declividade menor do que a tangente de saída. Há três tipos de aresta de curvas verticais côncavas: um grau de declividade de negativo para positivo, de negativo para negativo e de positivo para positivo. O PVI da curva vertical côncava é abaixo da curva.
As curvas verticais em um perfil de layout pode ser projetadas em relação às tabelas de velocidade de engenharia para viagem viajar em veículo a uma determinada velocidade máxima. Outras tabelas podem ser usadas para projetar curvas verticais, de modo que a distância iluminada pelas luzes do farol de um veículo à noite, seja sempre maior do que a distância de parada na velocidade máxima do projeto.