Sobre como trabalhar com projeções e cruzamentos em gráficos de seção

Você pode visualizar o local de objetos em relação aos gráficos de seção adicionando projeções e cruzamentos aos gráficos de seção.

A ilustra a seguir mostra projeções em cada lado do corredor no nível do solo atual, e um cruzamento abaixo do nível do solo.

Os tipos de objeto a seguir podem ser mostrados como projeções e/ou cruzamentos em gráficos de seção:

Tipo de objeto Projeção Intersecção
Pontos COGO do Autodesk Civil 3D Sim Sim
Pontos do AutoCAD Sim Sim
3D sólidos Sim Sim
blocos Sim Sim
blocos de múltiplas vistas Sim Sim
Polilinhas 3D Não Sim
linhas de recurso Não Sim
imagens de levantamento topográfico Não Sim

As redes de tubulação têm um procedimento separado para projeção em gráficos. Para obter mais informações, consulte Sobre como exibir redes de tubulação nos gráficos do perfil longitudinal e Sobre como exibir redes de tubulação nos gráficos da seção.

Dica: Certifique-se de que a elevação do objeto foi especificada antes de projetar o objeto em um gráfico ou especifique a elevação a ser usada ao projetar o objeto. Se o objeto tem uma elevação padrão igual a 0, a vista será verticalmente expandida para incluir a elevação 0 caso a Faixa de elevação da vista seja definida como Altura automática.

Projeções e cruzamentos

Você pode exibir projeções e cruzamentos em gráficos de seção.

Edição de objetos projetados

A localização da estaca de um objeto projetado sempre reflete a localização do objeto de origem, de maneira que só pode ser alterado movendo o objeto de origem.

Os estilos e elevações dos objetos projetados podem editados na guia Projeções e cruzamentos da caixa de diálogo Propriedades de gráfico de seção e na guia Projeções da caixa de diálogo Propriedades do gráfico do perfil longitudinal.

A elevação de um objeto projetado pode ser definido para Usar Objeto. Esta é uma configuração dinâmica que garante que a elevação do objeto projetado e o objeto de origem são iguais. Se o objeto de origem é editado, o objeto projetado reflete as alterações. As elevações podem ser definidas para corresponder uma superfície (para projeções no gráfico de seção) ou uma superfície ou um perfil (para projeções no gráfico de perfil longitudinal).

A elevação de alguns objetos projetados pode ser editada utilizando alças. As exceções são três tipos de objeto em gráficos do perfil longitudinal:

A edição de alças dos vértices de linhas de recurso ou polilinhas 3D em um gráfico do perfil longitudinal também altera as elevações dos objetos de fonte em uma vista de planta. Este comportamento é útil para editar linhas de recurso em relação aos perfis. As alças são exibidas em polilinhas 3D somente se a elevação é definida para Usar Objeto.

A edição com alças do ponto ou objetos de bloco em gráficos de seção ou gráficos de perfil longitudinal não afetam as elevações de objetos de origem, mas eliminam o vínculo dinâmico com a elevação de objeto de origem. As configurações Opções de elevação alteram para Manual. A qualquer momento é possível alterar esta configuração para Usar Objeto, ou para coincidir com uma determinada superfície ou perfil.

O objeto e estilos de legenda de objeto projetado são independentes dos estilos utilizados pelo objeto de origem em uma vista de planta.

Projeção de blocos de múltiplas vistas

A exibição de um bloco de múltiplas em um gráfico da seção ou de perfil depende do estilo de projeção. Um estilo de projeção contém várias representações de exibição que controlam como os blocos de múltiplas vistas são representados em diferentes contextos. Cada representação de exibição contém um conjunto de blocos de vista que representam o objeto em diferentes direções da vista. Cada bloco da vista tem um indicador que mostra se ele será desenhado em qualquer uma das direções da vista.

Quando um bloco de várias vistas é desenhado no Autodesk Civil 3D, é executado o seguinte processo:

  1. A direção da vista e a representação de exibição adequadas são obtidas a partir do estilo de projeção.
  2. Os blocos de vista aplicáveis para a representação de exibição são obtidos.
  3. Os blocos de vista são verificados em relação à direção da vista e os blocos visíveis são agrupados.
  4. Os blocos de vista visíveis são girados e ampliados verticalmente como necessário.
  5. Os blocos de vista visíveis são desenhados no gráfico da seção ou no gráfico do perfil longitudinal.