Se você estiver tendo problemas com o comando Análise de gravidade, consulte a seguinte lista e também consulte Sobre a análise e o dimensionamento de uma rede de tubulação de gravidade e assegure-se de que os pré-requisitos listados na seção Fluxo de trabalho foram atendidos.
- Qualquer tubulação não circular é tratada como circular durante a análise. A largura interior é usada como diâmetro.
- Se a rede de tubulação selecionada for referenciada por dados, as linhas de declividade de energia e hidráulica podem ser calculadas, mas os resultados da análise não poderão ser aplicados à rede de tubulação.
- A cobertura mínima especificada nas Configurações se aplica a todas as tubulações, exceto a mais a jusante (conectada à estrutura do ponto de descarga). Isso pode fazer com a estrutura do ponto de descarga e sua tubulação conectada apareçam acima do chão quando a inclinação da superfície for mais acentuada do que a inclinação da tubulação mais a jusante.
a não ser que você marque a caixa de seleção Manter inversão do ponto de descarga, na página Geral. A configuração Manter inversão do ponto de descarga manterá a elevação no ponto de descarga, e as elevações do restante da rede de tubulação poderão ser reduzidas de acordo com as inclinações da tubulação calculadas.
-
O valor da cobertura mínima, conforme especificado nas Configurações, é medido até o coroamento (interior) da tubulação. Isso não leva em consideração a espessura da própria tubulação. Se você precisa levar em conta a espessura da tubulação para ser possível ajustar o valor da cobertura mínima. Os valores de cobertura mínima contidos na página Resultados são reportados para a parte superior da tubulação; portanto, os valores reportados serão equivalentes ao valor de cobertura mínima, conforme especificado na página Configurações, menos a espessura da tubulação.
Problema ao configurar coeficiente N de Manning para tubulações de concreto
Listas de peças de desenhos criadas a partir de templates antigos podem conter peças de tubulação de concreto que não têm coeficientes n de Manning configuráveis. Você poderá enfrentar problemas quando executar o comando Analisar rede de gravidade em redes de tubulação que contêm essas peças.
Por exemplo, se tentar executar o comando Analisar rede de gravidade em uma rede de tubulação como essa, você poderá ver que o coeficiente n de Manning está definido como um número inválido na página Detalhes da rede, mas, se você tentar alterar o valor do coeficiente n de Manning, a alteração não será aplicada.
Para solucionar o problema, siga estas etapas.
- Abra o desenho que contém a rede de tubulação.
- No Toolspace, na guia Configurações, expanda Redes de tubulação
Listas de peças.
- Clique com o botão direito do mouse na lista de peças usada na rede de tubulação afetada
Editar.
- Na caixa de diálogo Lista de peças da rede, clique na guia Tubulações.
- Expanda a família de peças Tubulação de concreto.
- Exclua os tamanhos de tubulação de concreto existentes. Para isso, clique com o botão direito do mouse em cada tamanho
Excluir.
- Adicione os tamanhos de tubulação de concreto de volta à lista de peças. Para isso, clique com o botão direito do mouse em Tubulação de concreto
Adicionar tamanho de peça.
- Se a lista de peças contiver apenas peças de concreto, adicione outra família de peças e acrescente um único tamanho de peça. É possível trocar as peças de concreto por esta peça temporariamente antes de trocá-las de volta para peças de concreto. Essa família de peças temporária pode ser removida após a troca das peças.
- Salve a lista de peças.
- No desenho, selecione uma tubulação de concreto existente.
- Clique com o botão direito do mouse
Trocar peça.
- Selecione uma peça que não seja de concreto e clique em OK.
- Selecione a tubulação novamente. Clique com o botão direito do mouse
Trocar peça.
- Selecione o tipo de peça de concreto e clique em OK.
- Repita as etapas de 10 a 14 para cada tubulação de concreto do desenho.
- Edite a lista de peças e remova a família de peças temporária, caso a tenha adicionado na etapa 8.