Utilize esta página para especificar as configurações que serão utilizadas para analisar uma rede de tubulação.
Você pode acessar esta caixa de diálogo na página Geral da caixa de diálogo Analisar rede de gravidade.
Tubulações
Estas configurações são utilizadas nos cálculos de análise.
- Velocidade mínima
- Especifica a velocidade mínima padrão da rede de tubulação.
As opções Velocidade máxima e Velocidade mínima são utilizadas durante a análise de dimensionamento da tubulação. O algoritmo de cálculo é iterativo e compara a velocidade calculada durante diferentes iterações com esses valores.
- Velocidade máxima
- Especifica a velocidade máxima padrão da rede de tubulação.
- Cobertura mínima
- Especifica a profundidade mínima padrão da cobertura para aplicar.
Esta configuração é utilizada durante a análise de dimensionamento da tubulação para atribuir inversões da tubulação que atendam à cobertura mínima.
Quando houver uma superfície de referência, a elevação da superfície será usada para calcular o valor da cobertura. Se não houver nenhuma superfície de referência, a tampa do dispositivo da estrutura (normalmente 0) será usado para calcular o valor da cobertura.
Nota: A cobertura mínima se aplica à todas as tubulações, exceto à tubulação mais a jusante (conectado à estrutura do ponto de descarga). Isso pode resultar que a estrutura do ponto de descarga apareça acima do chão quando a superfície for mais acentuada do que toda a rede de tubulação.
Nota: O valor da cobertura mínima, conforme especificado na página Configurações, é medido até o coroamento (interior) da tubulação. Isso não leva em consideração a espessura da própria tubulação. Se você precisa levar em conta a espessura da tubulação para ser possível ajustar o valor da cobertura mínima. Os valores de cobertura mínima contidos na página Resultados são reportados para a parte superior da tubulação; portanto, os valores reportados serão equivalentes ao valor de cobertura mínima, conforme especificado na página Configurações, menos a espessura da tubulação.
- Valor N padrão
- Especifica o coeficiente de rigidez padrão (n de Manning) para as tubulações.
Esse valor costuma ser usado nos cálculos de dimensionamento da tubulação para determinar novos tamanhos de tubulação.
Nota: O coeficiente de rugosidade atribuído diretamente a cada uma das tubulações é utilizado para calcular EGL e HGL.
- Queda mínima do coroamento
- Especifica a queda da elevação entre duas tubulações que estão conectadas por uma estrutura, como medido no coroamento da tubulação. Se a queda do coroamento que for calculada for menor do que o valor mínimo especificado, então o valor mínimo especificado será usado.
Essa configuração é utilizada durante a análise de dimensionamento da tubulação. Ela serve para definir a inversão da tubulação a jusante, com base na queda especificada no coroamento da tubulação.
-
Usar tempo de percurso moderado
-
Especifica que velocidade será usada para calcular o tempo de seção da tubulação se a velocidade do projeto for menor que a velocidade mínima: a velocidade mínima ou a velocidade calculada do projeto.
Se a velocidade calculada do projeto for maior que a velocidade mínima, a velocidade do projeto será usada para calcular o tempo da seção, não importa se a opção Usar tempo de percurso moderado está definida como True ou False.
Se a velocidade do projeto for menor que a velocidade mínima:
- Quando a opção Usar tempo de percurso moderado for definida como True, a velocidade mínima será usada para calcular o tempo de seção da tubulação (comprimento da tubulação dividido por velocidade mínima = tempo da seção).
- Quando a opção Usar tempo de percurso moderado for definida como False, a velocidade do projeto será usada para calcular o tempo de seção da tubulação (comprimento da tubulação dividido por velocidade do projeto = tempo da seção).
-
Tipo de comprimento da tubulação
-
Especifica o tipo de comprimento da tubulação a ser usado para os cálculos. O comprimento selecionado será usado para calcular o tempo de percurso e a perda de atrito. A inclinação da tubulação, que é usada na equação Manning para os cálculos, sempre usará o comprimento 2D relativo do Tipo de comprimento de tubulação selecionado. Esta opção do Tipo de comprimento de tubulação não estará disponível se Redimensionar tubulações e Redefinir geratrizes estiver ativada porque essa análise sempre usa o valor Comprimento 3D - Centro a centro.
As opções disponíveis para Tipo de comprimento de tubulação incluem os seguintes tipos que são descritos mais adiante na guia Propriedades da peça (caixa de diálogo Propriedades de tubulação):
- Comprimento 2D
- Comprimento de 2D - Para bordas internas
- Comprimento 2D - Centro a Centro
- Comprimento 3D
- Comprimento de 3D - Para bordas internas
- Comprimento 3D - Centro a Centro
Áreas de afluente
- Tempo mínimo de concentração
- Especifica um valor mínimo para usar o tempo de concentração (Tc).
Nota: Quando você cria uma área de contribuição, é calculado o tempo de concentração para ela e esse valor é mostrado na página Detalhes da rede para cada área de contribuição. No entanto, se o Tc como calculado para uma bacia de contribuição não atenda o Tc mínimo padrão especificado nestas configurações, um ícone de alerta

é exibido no campo Tc para informar-lhe que o valor padrão será usado nos cálculos.
Vista gráfica no perfil
Use estas configurações para controlar a cor dos gráficos temporários utilizados em um gráfico do perfil longitudinal para visualizar os resultados da análise.
A ilustração a seguir mostra um detalhe das linha EGL e HGL na visualização.
- Linha de declividade hidráulica
- Especifica a cor a ser utilizada no gráfico de seção para indicar a linha HGL.
- Linha de declividade de energia
- Especifica a cor a ser utilizada no gráfico de seção para indicar a linha EGL.
- Novo tamanho de tubulação
- Especifica a cor a ser utilizada no gráfico de seção para indicar o tamanho atualizado da tubulação.