Para adicionar ao gráfico do perfil longitudinal peças de rede pressurizada com base em peças

No gráfico do perfil longitudinal, é possível adicionar tubulações e cotovelos, assim como tubulações, cotovelos e equipamentos individuais, a redes pressurizadas baseadas em peça.

  1. Selecione uma rede pressurizada com base em peças. A guia contextual da faixa de opções Redes de pressão é exibida.
  2. No painel Modificar, clique em Editar rede Ferramentas de layout de perfil Pesquisa.
  3. Utilize o comando Quebrar tubulação e/ou o comandoExcluir peça para remover a seção da rede de pressão que você deseja substituir.

    Importante: Ao excluir peças em gráfico do perfil longitudinal, é importante utilizar o comando Excluir peça na faixa de opções. Se você utilizar o comando Apagar do AutoCAD, ou a tecla Delete no teclado, a peça somente será removida do perfil, mas não do modelo. Quando você tentar adicionar novas peças ao gráfico do perfil longitudinal, você poderá receber a mensagem “Uma nova peça não pode ser adicionada porque ela irá se substituir a uma peça existente." Se você receber esta mensagem, examine a rede de pressão na vista da planta para verificar se as peças realmente foram excluídas.
  4. Assegure-se de que o ponto inicial do intervalo é uma tubulação.
    Nota: Ao utilizar a opção Tubulações e cotovelos em gráfico do perfil longitudinal, você deve começar adicionando as peças a partir de uma tubulação existente. Se você iniciar o comando e selecionar um acessório ou equipamento, você será solicitado a adicionar primeiro uma tubulação. Você pode fazer isso com o comando Adicionar tubulação de pressão.
  5. Clique em Tubulações e cotovelos.
  6. Selecione as peças inicial e final da faixa no gráfico do perfil longitudinal (a peça que você deseja começar a desenhar e a peça a conectar).
    Nota: Se as peças forem encontradas para serem codirecionais, o comando continuará. Se for detectado que estas peças não são codirecionais, e podem não conectar corretamente na vista da planta, uma mensagem de alerta será exibida sugerindo que o projeto seja editado na vista da planta primeiro, para estabelecer o caminho de rede correto.
  7. Selecione o ponto inicial para o novo cotovelo e tubulação.

    Gráficos temporários serão exibidos como guias. Linhas tracejadas são mostradas para indicar o comprimento da tubulação e os ângulos de cotovelo disponíveis. Na ilustração a seguir (que mostra um gráfico do perfil longitudinal exagerado), o cotovelo de grau 11.25 é encaixado.

  8. Clique para inserir o cotovelo e a tubulação.