Utilizar várias linhas base dinâmicas em um corredor, em vez de usar uma única linha base da linha de centro, proporciona controle independente sobre os diferentes componentes do corredor, bem como controle total devido à relação dinâmica entre os componentes de corredor.
Algumas das vantagens do uso de várias linhas base dinâmicas ao criar corredores são as seguintes:
- Controle independente sobre cada linha de base.
- Cada linha base tem sua própria montagem que é relevante apenas para tal linha base. Por exemplo, em vez de projetar uma montagem complexa que será aplicada à linha de centro para formar todo o corredor, o que pode precisar de pistas, meios-fios e sarjetas, calçadas, talude e outras condições, é possível projetar uma montagem mais simples para cada linha base. Por exemplo, uma montagem que contém somente um meio-fio e uma sarjeta pode ser aplicada ao longo de uma linha base de deslocamento, ou uma montagem de talude pode ser aplicada à uma linha base de calçada.
- Você pode especificar diferentes frequências de montagem para cada linha base.
- As seções permanecem radiais à geometria que você está usando como linha base, portanto, se a geometria horizontal da linha de base for diferente da linha de centro, as seções serão criadas com respeito à linha base da geometria.
- Controle total devido à capacidade de usar componentes dinâmicos de linha base.
- Se você fizer alterações no alinhamento ou no perfil da linha base, os componentes do corredor relacionados à geometria horizontal e vertical serão atualizados.
- A geometria das linhas de recurso dinâmicas extraídas permanecerá relativa às outras partes do corredor, como os alinhamentos e os perfis do componente.
Exemplos de linhas base dinâmicas
Exemplos de linhas base dinâmicas que podem ser usadas em corredores são as seguintes:
- Alinhamentos de bordo e perfis: criar alinhamentos de bordo dinâmicos e os perfis associados utilizando o comando Criar alinhamento de bordo.
Ao utilizar estes deslocamentos como linhas base adicionais no corredor, os deslocamentos permanecem relativos quando o alinhamento ou o perfil da linha de centro é atualizado. A seguir, é possível atribuir uma montagem de meio-fio e sarjeta para o alinhamento do deslocamento, por exemplo. Usando as linhas base do alinhamento de bordo dinâmico, a geometria dos deslocamentos e os componentes de corredor gerados permanecem relativos à geometria horizontal e vertical da linha de centro.
- Alinhamentos e perfis conectados: crie alinhamentos e perfis conectados dinâmicos utilizando o comando Criar alinhamentos conectados.
É possível utilizar alinhamentos e perfis conectados onde as estradas efetuam intersecção.
- Linhas de recurso extraídas: extraia linhas de recurso dinâmicas a partir de um corredor e utilize-as como uma linha base do corredor. Ao trabalhar com linhas de recurso dinâmicas extraídas, a geometria permanece relativa ao corredor como um todo. Para obter mais informações, consulte Sobre como extrair linhas de recurso de corredor a partir de um corredor e Para adicionar linhas base a um corredor.
Nota:
Para evitar que ocorra uma dependência circular, uma linha de recurso dinâmica extraída não pode ser usada para substituir a linha base de seus principais no mesmo corredor. Por exemplo, se você extrair uma linha de recurso dinâmica que representa uma calçada e, a seguir, utilizar tal linha de recurso como linha base do corredor e anexar uma montagem de talude que cria uma linha de talude, a linha de recurso dinâmica que é, então, extraída da linha de talude não pode ser usada para substituir a linha base da calçada ou a calçada principal. Uma mensagem é exibida se você tentar selecionar uma linha de recurso dinâmica extraída nesse tipo de situação ao editar linhas base na guia Parâmetros da caixa de diálogo Propriedades do corredor.
O seguinte corredor foi criado com uma combinação de linhas base de deslocamento dinâmico, alinhamentos conectados dinâmicos e linhas de recurso extraídas.
O corredor foi criado aplicando as seguintes montagens às linhas base.
- Uma montagem de pistas foi anexada à linha base da linha de centro para formar a área de pavimento.
- Os deslocamentos da linha de centro esquerda e direita foram adicionados como linhas base às quais foram anexadas as montagens de meio-fio/sarjeta/calçada.
- As calçadas esquerda e direita foram extraídas como linhas de recurso dinâmicas e adicionadas às linhas base às quais foram anexadas as montagens de talude.
- Onde ocorre a intersecção da estrada, as regiões das linhas base que controlam o talude e o meio-fio, sarjeta e calçada esquerdos foram divididos para criar intervalos onde tais componentes não são criados.
- Os perfis e alinhamentos conectados foram criados na intersecção da estrada e adicionados como linhas base às quais as montagens de esquina do meio fio foram anexadas.
Mover a linha de centro atualizará os deslocamentos, os alinhamentos conectados e outros componentes de corredor relacionados.
Nota: Neste exemplo, uma folga é criada no talude quando o alinhamento conectado se torna mais curto depois que a linha de centro foi movida. O intervalo pode ser fechado estendendo a região de talude para o início do alinhamento conectado.