Sobre desenhos e modelos

Os objetos do Autodesk Civil 3D são armazenados em desenhos como padrão.

Utilize a lista no topo da guia Prospector para controlar se somente o desenho ativo é listado na árvore do Prospector ou todos os desenhos abertos são listados.

Nota: Se você trabalha em um ambiente com vários usuários ou deseja gerenciar seus desenhos com diferentes objetos em diferentes desenhos, você pode usar o Gerenciamento do projeto.

Desenhos, estilos e modelos de melhores práticas

Modelos de desenho

Utilize os modelos de desenho para evitar a duplicação de esforços e para ajudar a manter a consistência entre os desenhos.

Inicie um novo desenho do Autodesk Civil 3D usando um arquivo de modelo. Um modelo de desenho do Autodesk Civil 3D pode conter informações padrão do AutoCAD, como as configurações e camadas do AutoCAD e objetos do AutoCAD, como linhas e texto. Além disso, ele pode incluir qualquer informação sobre o desenho do Autodesk Civil 3D listada na árvore de Configurações (incluindo configurações, estilos, estilos de legenda, tabelas, chaves de descrição e formatos de importação e exportação de pontos do Autodesk Civil 3D) ou na árvore do Prospector (incluindo qualquer objeto do Autodesk Civil 3D, como grupos de pontos).

Os modelos são listados na coleção Modelos de desenho na árvore ProspectorVista principal.

O caminho da Localização do arquivo de modelo de desenho na guia Arquivos da caixa de diálogo Opções especifica onde os modelos do Autodesk Civil 3D estão localizados.

Dica: Você pode anexar um ou mais modelos de referência com um desenho para manter os estilos atualizados. Para obter mais informações, consulte Sobre a utilização de modelos de referência para gerenciar definições de estilo.

Objeto e estilos de legenda em modelos

Considere projetar estilos para refletir os requisitos de informações em diferentes momentos no projeto.

Por exemplo, crie estilos para objetos na fase de projeto e outros estilos para sua apresentação final. Também, é possível criara estilos para diferentes usuários dos desenhos, mostrando detalhes do objeto e legendas que apresentam os dados de cada tipo que o usuário precisa.

Os estilos para legendas são outro item do modelo que deveriam ser desenvolvidas com uma abordagem de cima para baixo, similar as configurações do desenho e as configurações de recurso. No nível do desenho, clique em Editar padrões de estilo de legenda. Neste contexto, você pode definir normas globais, como as para a fonte e tamanho do texto e o comportamento da legenda em torno de curvas. Assim como com os estilos de objeto, após definir os padrões de estilo de legenda, você pode rever as configurações a nível de recurso e aplicar quaisquer substituições.

Idealmente, seu modelo de desenho terá o conjunto perfeito de estilos para seus projetos, mas isso normalmente leva tempo para evoluir. Para ajudar no processo, crie um desenho de demonstração que contenha uma ou mais superfícies, alinhamento e outro tipos de objetos. Ou você pode explorar o Sample_styles.dwg, que é fornecido com o Autodesk Civil 3D. Após uma instalação padrão, você pode encontrar este arquivo na seguinte localização: C:\Program Files\AutoCAD 2024\C3D\Help\Civil Best Practices Guide. Este desenho fornece um bom laboratório no qual exibir e desenvolver estilos. Considere projetar estilos para refletir os requisitos de informações em diferentes momentos no projeto. Por exemplo, crie estilos para objetos na fase de projeto e outros estilos para sua apresentação final. Também, é possível criara estilos para diferentes usuários dos desenhos, mostrando detalhes do objeto e legendas que apresentam os dados de cada tipo que o usuário precisa.

Dica: Você pode anexar um ou mais modelos de referência com um desenho para manter os estilos atualizados. Para obter mais informações, consulte Sobre a utilização de modelos de referência para gerenciar definições de estilo.

Modelos de fábrica

Os modelos de desenho do Autodesk Civil 3D estão incluídos no produto.

Autodesk Civil 3D, os modelos de desenho são com base em the United States National CAD Standard®. Incluem-se os seguintes modelos:

Estes modelos contêm um conjunto estendido de estilos de configurações.

Nota: Caso você baseie um novo desenho em um modelo de desenho que não seja do Autodesk Civil 3D, tal como acad.dwt, então os estilos denominados ‘Standard’ são criados pelo padrão no novo desenho.

Quando você inicia um novo desenho usando o comando Novo no menu Aplicativo, é possível escolher quando modelo deseja usar.

O comando QNEW, que está disponível na barra de ferramentas de acesso rápido, usa automaticamente o modelo especificado na caixa de diálogo Opções do AutoCAD. Para obter mais informações, consulte a Ajuda do AutoCAD.

Modelos de desenho para produção de planta

Os modelos de desenho para as ferramentas de produção de planta estão incluídos no diretório Plan Production.

Padrões de camada em modelos

Manter um padrão para o uso de camadas no desenho é mais fácil se você tiver um modelo de desenho com camadas predefinidas e estilos que fazem referência a essas camadas quando objetos são criados.

Para manter a consistência, salve o modelo como um arquivo de normas do AutoCAD (formato .dws). Em seguida, no modelo, insira o comando STANDARDS e, na caixa de diálogo Definições de configuração, vincule o arquivo de normas ao modelo. Se você desejar aplicar as normas, clique no botão Configurações e ative as notificações de violações de normas ou substitua as violações. Consulte a Ajuda do AutoCAD para obter mais informações sobre o uso de arquivos de normas.

Convenções de nomenclatura de camadas de modelos

As camadas que são criadas nos modelos do Autodesk Civil 3D 2024 seguem a National CAD Standards Rules (NCS). Para obter mais informações sobre as configurações de criação de camadas do National CAD Standards, consulte http://www.nationalcadstandard.org.

As camadas seguem as normas NCS como segue, com cada elemento separado por um hífen:

<Designador de disciplina> - <Grupo principal> - <Grupo secundário> - <Status>

Por exemplo, , C-TOPO-MINR-N significa Engenharia Civil - Elemento topográfico - Curvas de nível secundárias - Novo.