Lateral

A figura Lateral proporciona controle de manufatura de baixo-nível quando você precisa de uma manufatura personalizada não abrangida pelas figuras de Postiço ou Cavidade.

— Chanfro

— Profundidade

— Raio inferior

A figura Lateral é útil para:

A região cortada para uma figura de lateral é controlada por um dos seguintes:

Se você configurar o atributo Material Ttl para um número positivo, então um passo de desbaste e um passo de acabamento são realizados na região entre sua figura de Lateral e uma curva em offset pelo valor do Material Ttl. Para realizar somente um único passo em torno da sua figura, configure o atributo Material Ttl para um valor positivo e configure S-metal de acab como 0 para desativar o corte de acabamento.

Aviso: Não crie uma figura de Lateral a partir de uma curva que se estenda além da fronteira do bloco mais do que o raio da ferramenta. A manufatura dessas figuras é imprevisível. Para corrigir esse problema, movimente sua curva para dentro da fronteira do bloco ou para um raio da ferramenta de distância da fronteira.

Se você utilizar uma figura Lateral com bloco sólido, os percursos são trimados pelo bloco para evitar corte aéreo.

O FeatureCAM segue este processo geral para criar uma figura de lateral:

  1. Analisa a curva e, utilizando diâmetro da ferramenta e comprimento como critério de seleção, seleciona uma ferramenta na base de ferramentas atual. Os critérios mais importantes são diâmetro e comprimento.
    • Para diâmetro da ferramenta, o FeatureCAM analisa a curva que define a Lateral para determinar o tamanho de ferramenta a ser utilizado. O menor canto e a passagem mais estreita determinam a maior ferramenta que pode cortar a Lateral sem invadir (Consulte % Ferr. do raio do arco).
    • Para comprimento da ferramenta, o FeatureCAM seleciona uma ferramenta que possua canais longos o suficiente para cortar até o fundo da lateral.
  2. Seleciona avanços e velocidades para todos os seus fresamentos utilizando a Base de dados de Avanços e Velocidades que você pode personalizar. Avanços e velocidades são determinados com base no bloco de material.
  3. Gera um passo de desbaste, possivelmente em passos Z múltiplos com base na profundidade da figura Lateral.

    Os aspectos importantes do desbaste são:

  4. Acessar a profundidade — A ferramenta precisa acessar a profundidade, e isso é alcançado por um zigzag em Z (a configuração padrão, influenciada por Âng. máx. rampa), por mergulho ou pré-furação (consulte Diâmetro de pré-furação e Ponto de pré-furação). Para curvas abertas, Dist aproximação e ângulos de Entrada/saída controlam a aproximação horizontal do material.
    • Passo vertical — A profundidade de corte do FeatureCAM não é mais que 100% do raio da ferramenta (consulte Profundidade de corte de desbaste e Incremento Z de passo de desbaste).
    • Passo lateral horizontal — O FeatureCAM executa movimento lateral por uma porcentagem do diâmetro da ferramenta (controlado com % Passo desbaste), conforme segue pela figura.
    • S-metal de acab — O passo de desbaste pode conter um atributo de S-metal de acab que controla quanto material é deixado para o passo de acabamento. Por padrão é 0.02.
  5. Gera um passo de acabamento. Por padrão, a base não sofre acabamento. A ferramenta de desbaste remove todo o material em Z. Isso é controlado por Acab. base.
    • Seleção de ferramenta — Após o passo de desbaste, a ferramenta de desbaste é utilizada para o acabamento da lateral. Usar ferr. de acab faz com que o FeatureCAM selecione uma ferramenta de acabamento separada (com as mesmas características a menos que você as substitua).
    • Entrada em rampa — O passo de acabamento acessa o material em rampa com um arco igual a uma porcentagem do diâmetro da ferramenta (consulte Diâ. de rampa). Para curvas abertas, Dist aproximação e ângulos de Entrada/saída controlam a aproximação e afastamento horizontal do material.
    • Passos de acabamento e sobreposição — A ferramenta segue pela lateral um número de vezes definido por Passos de acab., e sobrepõe o ponto inicial por um valor controlado por Sobrep. de acab.
    • Saída em rampa — Utiliza outro arco do mesmo tamanho que o de Entrada em rampa para afastar a ferramenta da parede acabada.
    • Retrair — Remove a ferramenta da área do bloco e se prepara para a próxima operação.

Você pode editar esse processo nos seguintes lugares:

A base de dados de ferramenta também tem grande influência sobre como uma figura é usinada, e a base de dados de avanço/velocidade ajuda a determinar os avanços e velocidades utilizados.