Para criar regiões de rota automática rígida

Criar e excluir regiões de rota automática rígida

Criar rotas automáticas rígidas

Para iniciar ou continuar a adição de segmentos de rota automática na rota ativa, utilize o comando Rota da guia Rota ou do menu de contexto. Selecione geometria válida para os pontos iniciais e finais da rota automática de maneira que sejam gerados vários segmentos de rota contínuos.

Uma rota normalmente é um conjunto misto de regiões de rota automática e segmentos de rota de esboço. Durante um fluxo de trabalho, é possível utilizar os comandos de roteamento de esboço para determinar manualmente um ponto de rota apropriado para o seguinte segmento de rota, como Referência de ponto, Paralelo à aresta e Perpendicular à face.

O seguinte fluxo de trabalho geral cria uma região simples de rota automática rígida.

  1. Ative o ambiente de rota.
  2. Opcionalmente, se for iniciar uma nova rota, defina o ponto inicial da rota de uma das seguintes maneiras:
    • Para selecionar geometria, clique na geometria válida, como a aresta circular ou um ponto de trabalho. Verifique que o eixo aponta para a direção necessária quando executar a seleção.
    • Para selecionar um ponto que está deslocado com relação à aresta ressaltada, pare o cursor sobre o eixo de direção e clique em qualquer lugar ao longo do eixo.
    • Para definir um ponto com um deslocamento de uma distância precisa, pare o cursor sobre o eixo de direção, clique com o botão direito do mouse e selecione Inserir distância. Especifique um valor na caixa de diálogo do mesmo nome.
    Dica: Para alterar a direção do eixo, quando parar o cursor sobre a geometria, clique na barra de espaço ou clique com o botão direito do mouse e, a seguir, selecione Selecionar outra direção para ir à direção adequada.
  3. Para criar uma região de rota automática, selecione uma geometria válida, por exemplo, a aresta circular de um flange, ou um ponto de trabalho existente para a extremidade. Assegure-se de que a caixa de seleção Rota automática, localizada no painel Propriedades, esteja marcada.

    Serão criados vários segmentos de rota contínuos entre eles.

    Nota: Se estiver disponível mais de uma solução, aparece a ferramenta Selecionar outro que permite percorrer as soluções possíveis. Clique na área verde central para fazer a seleção. Também é possível alterar para outra solução de rota automática mais tarde.
  4. Siga selecionando pontos de rota para criar mais regiões de rota automática ou segmentos de rota de esboço.
  5. Para terminar de adicionar pontos de rota, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir.
  6. Para concluir a rota, clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir edição.

    Uma vez concluída uma rota, é possível preenchê-la ou arrastar acessórios até ela de maneira que faça deles acessórios iniciais para outra rota.

Exclusão de regiões de rota automática rígida

É possível excluir as regiões de rota automática usando o menu de contexto no Navegador de modelos. As restrições são excluídas automaticamente. São mantidos os pontos de rota compartilhados com segmentos de rota adjacente e pontos de rota coincidentes que terminam em geometria de montagem. É possível reiniciar ou corrigir o projeto da rota a partir estes pontos.

  1. Ative a rota.
  2. Clique com o botão direito do mouse em um nó do navegador Rota automática e selecione Excluir.
  3. Clique com o botão direito do mouse e selecione Concluir edição.
Nota: Se foi selecionada geometria de montagem para definir pontos de rota, a geometria de referência é criada e agrupada automaticamente na pasta Operações de trabalho. Por exemplo, um ponto de trabalho normalmente é obtido da seleção de uma aresta circular. Quando é excluída a geometria de rota, incluídos pontos e segmentos de rota, é mantido a geometria de referência subjacente.