Sobre a operação de arredondamento com regras

Os arredondamentos baseados em regras, são baseados em uma lista de regras que informam à operação como deve determinar as arestas nas quais se vão aplicar arredondamentos, ao invés de criar vínculos à topologias específicas.

As regras têm uma seleção de entidades (operações e faces) de origem e identificam as arestas em função das instruções de interação. Por exemplo, uma regra pode especificar "todas as arestas que uma operação especificada gera quando em interseção com o corpo". Essas arestas são detectadas quando é criada ou atualizada a operação. Isto oferece duas vantagens:

Exemplo

Exemplo: Se tem uma operação como a que aparece na imagem (extrusão de um perfil plano Até a Seguinte). Deseja arredondar todas as arestas da operação. Todas as arestas da interseção entre a operação e a parede fina da peça.
É possível criar este arredondamento usando a operação ressaltada com duas regras, um único arredondamento com base em regras: Arestas soltas (isto é, as arestas da própria operação) e Peça contrária (que se refere às arestas de interseção operação-peça). Cada regra exige unicamente a seleção da operação (para um total de duas seleções de operações) e cada regra pode ter seu próprio raio.
Além de simplificar a operação de concordância, este procedimento contribui com uma solidez superior às alterações topológicas mais drásticas executados no corpo alvo, como as exibidas na imagem.
Também são apoiadas as alterações topológicas drásticas da operação envolvidas nas regras. Por exemplo, uma redefinição do perfil de extrusão regenera o arredondamento com base em regras sem nenhuma outra interação adicional.

Os elementos de um arredondamento com base em regras incluem:

A cada regra tem os seguintes elementos de entrada:

Operações/faces

As operações ou faces alvo da regra são selecionadas na região gráfica ou no navegador (no caso das operações). As regras são baseadas neste conjunto de seleção, denominado também como conjunto de seleção principal.

Tipo de regra

Dependendo do conjunto de seleção de origem, existem os seguintes tipos de regras:

Conjunto de seleção de origem: operações  

Considere a operação ressaltada no conjunto de seleção de origem.

Tipos de regras:  
  • Todas as arestas: são aplicadas concordâncias à todas as arestas geradas pelas operações e pela interseção das operações com o corpo da peça.
  • Peça contrária: só são aplicadas concordâncias às arestas formadas pelas faces das operações e pelas faces do corpo da peça.
  • Operações contrárias: só são aplicadas concordâncias às arestas geradas pela interseção das operações do conjunto de seleção de origem e as operações do conjunto de seleção de escopo. Por exemplo, considere a possibilidade de que os três furos façam parte do conjunto de seleção de escopo.
  • Arestas soltas: só são aplicadas concordâncias às arestas formadas pelas faces das operações incluídas no conjunto de seleção de origem.
Conjunto de seleção de origem: faces  

Considere a face ressaltada do conjunto de seleção de origem.

Tipos de regras:

 
  • Todas as arestas: são aplicadas concordâncias a todas as arestas geradas pelas faces selecionadas com quaisquer outras faces do corpo da peça.
  • Operações contrárias: só são aplicadas concordâncias às arestas geradas pelas faces selecionadas na origem e as faces das operações do conjunto de seleção de escopo. Por exemplo, considere a possibilidade de que os três furos façam parte do conjunto de seleção de escopo.
  • Arestas incidentes: são aplicadas concordâncias às arestas deste exemplo, que terminam nas faces de origem, são paralelas a um eixo selecionado (dentro de uma tolerância especificada) e têm a mesma direção. Por exemplo, dados a face indicada na origem e o eixo vertical próximo ao cursor como direção, o arredondamento com base em regras gera o resultado exibido na seguinte imagem.

Opções de convexidade

Todas as arestas selecionadas por uma operação baseada em regras, podem ser filtradas adicionalmente por convexidade. Por exemplo, selecione unicamente as arestas côncavas, as arestas convexas ou ambas (ajuste padrão).

  • A opção Todas as concordâncias: arestas côncavas. Por exemplo, na regra das arestas incidentes descrita anteriormente, a opção Todas as concordâncias filtra as arestas como indicado.
  • A opção Todos os arredondamentos: arestas convexas. Por exemplo, na regra de arestas incidentes descrita anteriormente, a opção Todos os arredondamentos filtraria as arestas como indicado.

Exclusão de faces

É possível selecionar um conjunto de faces. As arestas formadas por essas faces serão excluídas.

Exclusão de arestas

É possível selecionar um conjunto de arestas que não estejam incluídas na operação para melhorar a flexibilidade das regras e excluir também algumas arestas que podem causar falhas na operação de arredondamento com base em regras.