Sobre como criar emendas em cabeamento elétrico

Em Cabeamento elétrico, as emendas são uma representação virtual da localização da emenda e dos fios que são unidos com o fim de criar um caminho para o fluxo de eletricidade. A emenda é criada com um tamanho padrão, é deslocada uma distância especificada com respeito à geometria da face selecionada ou é associada à geometria selecionada. O valor padrão do deslocamento para as emendas é definido na guia Emenda da caixa de diálogo Configuração de arnés.

Uma vez que é definida a posição de uma emenda na montagem de cabos e fios, ela é representada em um plano de diagrama unifilar, da mesma forma que outros objetos de arnés. As informações da emenda também são incluídas nos relatórios e ao salvar os dados em formato XML.

Fluxo de trabalho para a criação de emendas

Existem vários métodos para criar emendas em uma montagem de cabos e fios. O fluxo de trabalho recomendado é:

  1. Ative a montagem de cabos e fios.
  2. Selecione a geometria para criar a emenda.
  3. Crie um deslocamento de emenda com relação a uma face.
  4. Aceite ou altere o designador de referências (RefDes) da emenda.
  5. Aceite ou altere a categoria e o nome.
  6. Opcionalmente, é possível visualizar as propriedades da definição de emenda de biblioteca.
  7. Importe os fios nos conectores.
  8. Emende os fios para obter uma representação visual da emenda.
  9. Redefina a emenda em um segmento para localizar na posição ótima.
  10. Roteie os fios.

Como alternativa:

Geometria válida para inserção de emendas

A geometria válida para as seleções de emendas inclui pontos associativos e não associativos. Os pontos não associativos são pontos arbitrários defasados com relação a uma face. Os pontos associativos incluem qualquer um dos seguintes:

Não pode ser inserida uma emenda em:

Nota: Ainda que seja possível inserir emendas em conexões de junta, não é recomendável fazê-lo. As tensões causadas pela união podem afetar a conexão elétrica na emenda.

Emendas associativas e não associativas

As emendas associadas à geometria de modelo existente são atualizadas automaticamente quando a geometria de modelo associada é alterada. As emendas não associativas não são atualizadas automaticamente.

As outras diferenças estão nas ações que podem ser executadas ao editar as emendas. Dado que as emendas associativas são criadas como pontos de trabalho regulares, é possível utilizar o menu de contexto para fixar o ponto de trabalho. Também é possível clicar com o botão direito do mouse, selecionar Redefinir operação e, a seguir, selecionar uma nova localização de emenda utilizando as opções padrão de pontos de trabalho.

As emendas não associativas são criadas como pontos de trabalho fixos. Como no caso das emendas associativas, também pode ser usado Redefinir operação. De forma diferente que para outros pontos de trabalho fixos, não pode ser usado Mover/Girar 3D.

Tipos de emenda

Existem dois tipos de emendas:

O tipo de emenda é indicado ao definir o valor do comprimento embutido para a emenda. As emendas a topo têm um comprimento embutido igual a zero ou a um número negativo. O valor do comprimento embutido para os emendas com sobreposição é a quantidade de sobreposição dos fios. Desta forma, é garantido que será adicionado o comprimento de fio adequado a cada fio ligado à emenda.

Nomear emendas e objetos com emenda

O designador de referência (RefDes) é usada como nome da emenda. O ajuste de RefDes padrão é o prefixo SP com um número consecutivo que começa em 1. Por exemplo, SP1, SP2. Os nomes de emenda devem ser exclusivos.

Cada emenda contém dois pinos denominados 1 e 2, que só são representados no navegador. Não é possível alterar a propriedade de nome dos pinos de emenda durante a criação deste ou nas ocorrências. É possível adicionar e alterar outras propriedades de pinos de emenda na ocorrência da emenda.

Quando uma emenda é inserida em um fio ou segmento existente, este é dividido e cada objeto recebe um nome exclusivo. Por padrão, o identificador do fio ou segmento existente é utilizado como base com um número sequencial que começa em 1. Por exemplo, se o identificador do fio é 1019, os novos identificadores de fio serão 1019_1, 1019_2, 1019_3, etc.

Emendas e peças virtuais

O comportamento de uma peça virtual depende do objeto de arnés ao qual está atribuída: