Sobre como definir peça de trabalho

A operação Definir peça de trabalho permite gerar uma peça de trabalho retangular ou cilíndrica, que é o requisito prévio para gerar o macho e a cavidade.

Se é utilizada uma peça de trabalho retangular, é possível definir o comprimento, a largura, a altura e a folga para controlar sua forma. Se é utilizada uma peça de trabalho cilíndrica, é possível definir seu diâmetro e sua altura.

A operação Definir peça de trabalho fornece as cotas do produto como referências de projeto. A função de visualização exibe imediatamente as alterações executadas nas cotas.

Cotas da peça de trabalho

O Projeto de molde oferece o botão Bloquear, que define as cotas da peça de trabalho. No seguinte exemplo, são utilizadas as variáveis X+, X- e X_total para explicar o uso do botão Bloquear.

O status padrão do botão Bloquear é Desbloquear. É possível importar manualmente o valor de X+ e X-. O Projeto de molde calcula automaticamente o valor de X_total. A fórmula é:

X_total = X+ + X + X-

É possível importar o valor de X_total. O Projeto de molde calcula o valor de X+ e X-. A fórmula é:

X+ = X- = ( X_total X )/2

Clique no botão Bloquear para alterar o status padrão (Desbloquear) para Bloquear. O valor de X_total não pode ser alterado com a opção Bloquear. Somente o valor de X+ ou X- pode ser alterado separadamente.

Ao importar o valor de X+, o Projeto de molde calcula automaticamente o valor de X-. A mesma regra é aplicada a X+. A fórmula é:

X- = X_total - X X+

À prova de falhas

O Projeto de molde permite o projeto de peças de trabalho retangulares com a operação À prova de falhas, que adiciona chanfros e filetes.

É possível selecionar as formas À prova de falhas na caixa de diálogo Definir peça de trabalho. A seguir, o Projeto de molde cria automaticamente chanfros ou filetes.