Sobre a operação de grade

A operação de grade é usada para criar respiradouros ou aberturas nas paredes finas das peças a fim de permitir que o ar circule nos componentes internos.

Elementos de uma grade

As grades são criadas por meio da projeção dos padrões de um ou vários esboços 2D na superfície da peça e da definição dos quatro aspectos da grade na caixa de diálogo Grade:
  • Limite. Especifica a extensão fechada da grade. A seleção do perfil do limite determina implicitamente a direção da grade como a direção do centroide do perfil ao ponto mais próximo da peça ao longo da normal do plano do perfil. O perfil do limite é necessário para a criação da grade.
  • Ilha. Área cheia de material que normalmente está localizada no centro da grade. Frequentemente, a ilha tem a mesma espessura que a casca. Deve ser um esboço fechado.
  • Nervuras. Um conjunto de curvas que preenche a área da grade. As faces externas das nervuras estão niveladas com a face externa do limite ou ligeiramente recuadas em relação à ela. As nervuras podem ser estendidas abaixo da face interna do corpo alvo.
  • Reforços. Conjunto secundário de curvas normalmente adicionadas para melhorar a rigidez das nervuras.
  • Inclinação. A grade precisa de um ângulo de inclinação e, opcionalmente, um deslocamento do limite externo à superfície de partição.

Contorno externo e tolerância

Em uma grade, a projeção do contorno externo do limite (mais uma banda de tolerância de 10% em torno do contorno externo) deve permanecer completamente dentro da superfície da peça. Não são permitidas folgas de materiais (furos)dentro da projeção do limite. As seguintes ilustrações exibem alguns exemplos:
Grade correta. O contorno externo da projeção do limite da grade permanece dentro do corpo alvo com uma tolerância de 10%.
A grade não pode ser calculada. O contorno externo da projeção do limite da grade não está totalmente contido no corpo alvo.
A grade não pode ser calculada. O contorno externo da projeção do limite da grade está muito próxima da margem do corpo alvo (a tolerância da distância está abaixo do limite de 10%).

O esboço do limite é o único elemento obrigatório para a criação de uma grade. A área das aberturas de uma operação Grade é indicada na seção Área de fluxo da caixa de diálogo e em um parâmetro de referência. A área de fluxo não considera os ângulos de inclinação opcionais.

Sobre inclinação

O ângulo de inclinação da grade exige somente dois parâmetros:
  • Um ângulo de inclinação (sem sinal).
  • (Opcionalmente) o deslocamento a partir do exterior do limite da superfície de fechamento.

Se especificar o ângulo de inclinação, o software seleciona a configuração de inclinação correspondente às “práticas recomendadas”. Se definir o elemento de partição (como o deslocamento a partir da face externa do limite da superfície de fechamento), a inclinação é modelada de acordo com esta definição sem nenhuma verificação relativa à fabricação.

A inclinação da “prática recomendada” é definida do seguinte modo:
  • A partição estará tão afastada quanto possível do “Exterior” definido pela posição do perfil do limite (para minimizar o dano estético das linhas de partição).
  • A dupla inclinação deve ser minimizada (para simplificar a fabricação).
  • O neutro sempre coincide com a face “Exterior” da cada elemento (para que as cotas nominais estejam localizadas na parte visível da grade).
Em termos práticos, o elemento de partição contém os faces interiores do limite ou o reforço.
Como alternativa, defina o elemento de partição como a superfície da peça (antes do aplicativo da grade), em um deslocamento O especificado com relação à face exterior do limite. Alterando a quantidade de deslocamento, é possível definir a posição do elemento de partição onde considerar oportuno. As faces exteriores permanecem neutras.