Para associar legendas de texto aos objetos de desenho, crie um template de anotação em primeiro lugar. Um template de anotação é um tipo de bloco do AutoCAD. É possível definir o template definindo o bloco no Editor de bloco. O Editor de bloco é a tela na qual são criados os componentes da anotação. O relacionamento entre cada componente determina como a anotação aparece em cada objeto quando você anexa a anotação mais tarde. Por exemplo, se você inserir uma legenda estática acima de um valor dinâmico, a anotação final terá duas linhas (uma sobre a outra), similar a este exemplo:
O texto "Limite de velocidade =" é uma legenda de texto estático. O texto “50” é um valor dinâmico fornecido por uma tabela de dados de objeto.
Se seu desenho contiver dados de objeto, ou estiver vinculado aos dados externos, é possível especificar as propriedades daqueles dados como valores para a anotação. Estas propriedades são dinâmicas. Quando anexar a anotação aos objetos, cada objeto exibirá seu valor para aquela propriedade.
Por exemplo, defina uma anotação para estradas que utilize a propriedade de dados do objeto "NumberOfLanes" e anexe este template a um conjunto de estradas. A anotação de final exibe o número de pistas para cada estrada.
Neste tutorial, é utilizado um desenho denominado AnnotationTutorial.dwg, que contém uma tabela de dados de objeto. Utilize uma propriedade na tabela de dados de objeto como o valor para um identificador de anotação.
Para criar um template de anotação
Clique em Abrir na barra de ferramentas Acesso rápido.
O desenho é aberto, exibindo o trevo no meio da cidade de Redding.
Outras opções nesta caixa de diálogo não estão disponíveis porque não há nenhum template de anotação ainda. A caixa de diálogo será exibida novamente quando você criar e salvar o template.
Uma nova guia chamada Editor de bloco aparece na faixa de opções e um novo desenho é aberto no Editor de bloco.
Também é possível inserir o comando MAPANNTEXT.
Pressione Enter em resposta ao prompt. A caixa de diálogo Texto de anotação é exibida.
O botão à direita do campo Valor é do Construtor de expressões.
Expanda os nós de dados de objeto até que você veja o SpeedLimit.
Crie o texto de anotação em azul e com altura de 30 unidades.
Verifique a localização dos marcadores do eixo ao passar o cursor sobre seu ponto de interseção e olhando para o canto inferior esquerdo da janela.
0,0 representa o ponto de fixação no objeto. O bloco de anotação é deslocado a partir do objeto de acordo com o quão longe o ponto de inserção do bloco está de 0,0.
Se o eixo não estiver em 0,0, selecione-o e arraste-o até que ela esteja.
Uma vez que os pontos do eixo estejam alinhadas em 0,0, clique perto, mas não encima, de onde os eixos X e Y se encontram. A seguir, pressione Enter.
Clique onde o texto da anotação deve começar.
O valor real da velocidade limite para cada estrada substituirá o marcador de posição “SpeedLimit”.
A caixa de diálogo Definir template de anotação é exibida.
Não há nenhuma anotação no desenho até que você anexe o template a objetos.
Para prosseguir neste tutorial, vá ao Exercício 2: Anexar anotação aos objetos de desenho.