Utilize a guia Percurso do diálogo Editar Todos os Programas NC para editar as configurações de todos os programas NC. Mudanças aqui não alteram a configuração padrão para novos programas NC. Utilize o diálogo Preferências NC para alterar configurações para novos programas NC.
Para exibir o diálogo Editar Todos os Programas NC, no menu Programa NC selecione Editar Tudo.
Comentários — Clique para exibir o diálogo Comandos/Comentários do Programa NC. Utilize esse diálogo para especificar comandos e comentários padrão que você deseja inserir no percurso NC.
Troca de Ferramenta — Selecione o valor padrão para troca de ferramenta. Determina quando um comando Carregar Ferramenta é escrito.
- Na Troca — Selecione para adicionar um comando Carregar Ferramenta no início do primeiro percurso e subsequentemente apenas se a geometria da ferramenta mudar. Isso adiciona um comando carregar ferramenta caso o comprimento da ferramenta seja diferente.
- Sempre — Selecione para adicionar um comando Carregar Ferramenta no início de cada percurso mesmo se os parâmetros da ferramenta forem os mesmos.
- Na Nova Ferramenta — Selecione para adicionar um comando Carregar Ferramenta no início do primeiro percurso e subsequentemente apenas se o percurso utiliza uma entidade de ferramenta diferente do percurso anterior.
Numeração Ferramenta — Selecione o valor padrão para o número da ferramenta. Determina a ferramenta no magazine ou número de referência a ser utilizado.
- Automático — Selecione para atribuir um novo número a cada nova ferramenta utilizada. Quando uma ferramenta é reutilizada em outro percurso, seu número existente é utilizado.
- Como Especificado — Selecione para utilizar o número de ferramenta especificado no diálogo de entidade Ferramenta. Se um número de ferramenta não for especificado em qualquer diálogo então ? é exibido na lista de percurso — no entanto, se for o primeiro percurso, assume-se que o número de ferramenta seja 1.
- Consecutivo — Selecione para nomear as ferramentas em sequência. Por padrão, a primeira ferramenta é chamada 1, seguida por 2, 3, 4 e assim por diante.
O campo Nº da Ferramenta na área específica de percurso do diálogo Programa NC define o primeiro número numa série sequencial. Se a mesma ferramenta for utilizada no percurso subsequente num programa NC, o número da ferramenta será cercado por parênteses, por exemplo, (1).
As opções Número da Ferramenta e Troca de Ferramenta são melhor explicadas através de um exemplo.
Este exemplo contém quatro percursos. Cada percurso utiliza uma entidade de ferramenta específica.
- Percurso 1, Entidade de Ferramenta 4
- Percurso 2, Entidade de Ferramenta 7
- Percurso 3, Entidade de Ferramenta 7
- Percurso 4, Entidade de Ferramenta 3
Neste exemplo, as ferramentas 7 e 3 são esféricas de 10mm.
Os números de ferramenta são apresentados na tabela abaixo:
|
Como Especificado
|
Automático
|
Sempre
|
4 7 7 3
|
1234
|
Na Nova Ferramenta
|
4 7 - 3
|
1 2 - 3
|
Na Troca
|
4 7 - -
|
1 2 - -
|
Posição de Troca de Ferramenta — Determine se a troca de ferramenta ocorre antes ou depois do movimento de conexão.
- Após Conexão — Selecione para que a troca de ferramenta ocorra após os movimentos de conexão. Essa é a opção padrão.
- Antes da Conexão — Selecione para que a troca de ferramenta ocorra antes dos movimentos de conexão.
Compensação de Fresa
Especifica o valor padrão para compensação de fresa.
Comprimento — Selecione o tipo de compensação de comprimento da fresa no controlador da máquina ferramenta. O comprimento da ferramenta usado no PowerMill permanece inalterado. Isso somente aparece em arquivos pós-processados para o controle Heidenhain. Permite alterar o comprimento da ferramenta no percurso NC.
- Desligado — Quando selecionado, o valor 0 aparece no arquivo.
- Ligado — Quando selecionado, o padrão é o comprimento da entidade de ferramenta.
Raio — Selecione o tipo de compensação de raio da fresa no controlador da máquina ferramenta. O raio da ferramenta usado no PowerMill permanece inalterado.Permite aplicar offset a um percurso no controlador de máquina por um valor armazenado num registro de offset específico.
- Nenhum — Quando selecionado, não ocorre compensação de raio de fresa.
- 2D — Quando selecionado, utiliza compensação de fresa 2D que emite um código esquerdo.
- Esquerda — Quando selecionado, compensação de fresa é adicionada emitindo um comando G41 no início dos movimentos da ferramenta que exigem compensação.
- Direita — Quando selecionado, compensação de fresa é adicionada emitindo um comando G42 no início dos movimentos da ferramenta que exigem compensação.
- 3D — Quando selecionado, escreve vetores de normal de contato para uso com compensação de fresa 3D. Isso é essencial quando a máquina ferramenta realiza a compensação de fresa 3D e o PowerMill gera saída de vetores i, j, k no arquivo de fita. Para habilitar Compensação de Fresa 3D, selecione guia Edição de Percurso > painel Editar > Distribuição de Ponto e então no diálogo Distribuição de Ponto selecione Normais de Contato.
Saída do Ciclo de Furação — Selecione o valor padrão para a saída do ciclo de furação. Quando Ligado, salva ciclos de furação como ciclos especiais.
Refrigeração — Selecione o tipo de refrigeração.
- Nenhum — Quando selecionado, não existe saída de refrigeração.
- Padrão — Quando selecionado, ativa refrigeração.
- Fluído — Quando selecionado, alterna a refrigeração para fluído.
- Névoa — Quando selecionado, alterna a refrigeração para névoa.
- Tap — Quando selecionado, alterna a refrigeração para tap.
- Ar — Quando selecionado, alterna a refrigeração para jato de ar.
- Através — Quando selecionado, alterna a refrigeração para através do eixo.
- Duplo — Quando selecionado, habilita dois códigos de refrigeração.
O PowerMill desativa refrigeração no final de um percurso.
Você pode aplicar refrigeração em vários lugares diferentes. Para maiores informações, consulte Refrigeração, como flui e como é atualizada.