Alta velocidade

Utilize a página Alta velocidade para controlar várias opções de suavização e evitar alterações bruscas na direção da ferramenta durante a usinagem em alta velocidade. As opções disponíveis dependem da estratégia selecionada:

Suavização de perfil — Selecione para permitir ajuste de arco em perfis para evitar alterações bruscas de direção em cantos externos. O raio do arco é definido como uma proporção do diâmetro da ferramenta e é calculado utilizando o diâmetro da ferramenta e um fator de multiplicação. Utilize a barra deslizante para especificar o fator de multiplicação. No caso de um diâmetro de ferramenta de 10 mm e um fator de multiplicação de 0,05, por exemplo, o raio do arco será 0,5 mm.

Suavização raceline — Selecione para substituir o offset padrão por um que possa alcançar avanços maiores evitando mudanças bruscas de força numa máquina ferramenta, causadas por curvas acentuadas num percurso. Esse offset substitui cantos vivos por cantos arredondados e altera o passo lateral de uma distância fixa para uma distância variável. Utilize a barra deslizante para especificar o desvio máximo do passo lateral especificado como uma porcentagem.

— cantos arredondados

— passo lateral variável
Nota: Essa opção somente está disponível se você selecionar um estilo de offset na página principal da estratégia de desbaste.

Movimentos trocoidais — Quando selecionado, habilita movimentos trocoidais com configurações de sobrecarga de ferramenta restrita aplicadas por padrão.

Ligações — Selecione uma opção para especificar como o PowerMill cria movimentos de ligação entre offsets dentro do percurso.

Estilo — Selecione entre uma opção de concordância 2D (Ajustar arco nos cantos) e uma 3D (Arredondamento de cantos).
Nota: Algumas estratégias terão a opção de concordância 2D ou 3D somente. Quando disponível, é possível utilizar a opção de concordância 3D se você especificar uma configuração de eixo de ferramenta vertical com a evasão de colisão automática desativada.
Arredondar cantos (3D) — Selecione para adicionar concordâncias a todos os cantos internos do modelo antes do cálculo do percurso. Isso pode ajudar a reduzir as curvas acentuadas dos percursos, permitindo que você mantenha um avanço maior. O raio de fillet é calculado com o diâmetro da ferramenta e um fator de multiplicação. Utilize o controle deslizante Raio (unidades de diâmetro da ferramenta) para especificar o fator de multiplicação.

Ajustar arco nos cantos (2D) — Selecione para criar arcos em todos os cantos internos de um percurso. Isso é importante na usinagem em alta velocidade, pois elimina mudanças bruscas na direção da ferramenta. O raio do arco é definido como uma proporção do diâmetro da ferramenta e é calculado utilizando o diâmetro da ferramenta e um fator de multiplicação. Utilize a barra deslizante para especificar o fator de multiplicação. No caso de um diâmetro de ferramenta de 10 mm e um fator de multiplicação de 0,05, por exemplo, o raio do arco será 0,5 mm.

Suavização vertical — Melhora a suavidade da perfilagem normal à superfície.

Tolerância de cálculo do eixo — Insira um valor de tolerância para o cálculo do eixo ferramenta. Para um número relativamente raro de geometrias, o eixo da ferramenta pode movimentar-se um pouco conforme se posiciona precisamente nas superfícies. Isso pode ser devido a mudanças pequenas mas significantes na geometria conforme a ferramenta se move de uma posição para outra. Essa tolerância pode ser maior que a tolerância de usinagem para estabilizar o eixo ferramenta conforme é movido através dessa região de geometria variável. Como consequência, excesso de material pode ser deixado na superfície, mas a carga na ferramenta pode ser reduzida.

Para maiores informações sobre os efeitos de suavização, consulte Carga de ferramenta.